Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do gasto energético durante atividades cotidianas estimado por dois sensores de movimento em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Processo: 09/02966-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio de Oliveira Pitta
Beneficiário:Vinícius Cavalheri de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fisioterapia   Doença pulmonar obstrutiva crônica   Metabolismo energético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dpoc | Gasto energético | Sensores de movimento | Fisioterapia

Resumo

O desempenho funcional de pacientes com DPOC em atividades cotidianas é limitado e o alto gasto energético durante atividades simples tem um papel importante nesta limitação. Portanto, torna-se fundamental a avaliação do gasto energético destes indivíduos durante atividades do dia-a dia. O alto custo e a complexidade técnica dos métodos considerados como referência para determinação do gasto energético (doubly-labeled water method e a calorimetria indireta) limitam seu uso em larga escala. Questionários dependem da memória e percepção do indivíduo, além de possuírem reprodutibilidade limitada, o que também restringe o seu uso com esse objetivo. Diante dessas dificuldades, uma alternativa viável é a estimativa do gasto energético por meio do uso de sensores de movimento, como pedômetros (aparelhos simples e de baixo custo, que detectam movimento vertical do quadril) e acelerômetros (aparelhos tecnologicamente mais avançados que quantificam aceleração e estimam o gasto energético em diferentes atividades físicas). Objetivo: Comparar a acurácia do pedômetro Yamax Digiwalker e do multi-sensor Sensewear Armband quanto à estimativa do gasto energético durante um protocolo de atividades cotidianas em pacientes portadores de DPOC. Materiais e métodos: Os pacientes incluídos no estudo serão inicialmente avaliados por meio de espirometria e teste da caminhada de 6 minutos (TC6). Os participantes serão então submetidos a uma versão modificada do teste Glittre para atividades de vida diária, que consiste em um circuito que engloba atividades de sentar e levantar, caminhar, subir e descer degraus e posicionar objetos numa estante. Durante a realização do protocolo modificado de Glittre os indivíduos portarão ambos os aparelhos (pedômetro Digiwalker SW 700 e acelerômetro multi-sensor SenseWear Armband) concomitantemente. Durante o protocolo, os pacientes utilizarão também um sistema metabólico portátil (VO2000 AeroGraph, AeroSport) para mensuração do consumo de oxigênio (VO2). A mensuração do VO2 será utilizada para a estimativa do gasto energético baseado no consumo de oxigênio, que será comparada à estimativa fornecida pelos dois aparelhos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Vinícius Cavalheri de. Comparação de dois sensores de movimento durante a caminhada e atividades cotidianas, em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.