Busca avançada
Ano de início
Entree

Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos Gostos Reunidos segundo as preceptivas setecentistas de Estilo e Gosto

Processo: 09/02953-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Noara de Oliveira Paoliello
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia   Suíte   Retórica

Resumo

A presente pesquisa se concentra na recuperação da acepção setecentista dos conceitos de estilo e de gosto na música. Pretende ainda mostrar como a idéia de gosto veio a se associar à de estilo no decorrer do século XVIII, passando a constituir a base de termos como gostos reunidos e estilo galante, comumente relacionados à música de Georg Philipp Telemann (1681-1767). Nas fontes setecentistas, o uso destes termos evidencia uma preocupação em avalizar uma prática musical que surge por volta da metade do século. Desta forma, estes conceitos constituem aspectos de uma concepção musical única, que pode ser melhor compreendida a partir da perspectiva dupla do gosto e do estilo. Telemann constitui um território seguro e central para o estudo das questões estilísticas do Setecentos, em especial a dos "gostos reunidos" e do "estilo galante". Em sua trajetória, o autor absorveu códigos musicais parcialmente distintos (nacionais), utilizando-os na construção de uma síntese em que o gosto justifica o rompimento com o decoro pré-estabelecido de cada estilo. O compositor é o principal representante deste fenômeno, que se deu com maior clareza nas cortes germânicas do séc. XVIII. Com isto, este projeto propõe uma discussão de duas Suítes de Telemann - La Musette e Jointes d'une Suite Tragi-Comique que representam inequivocamente a prática alemã dos "gostos reunidos" e do "estilo galante". Na abordagem destas peças, será discutida a maneira como estas obras se relacionam com as prescrições decorosas do gênero "suíte". Serão também demonstrados os elementos da síntese proposta por Telemann em suas suítes orquestrais. Assim, este trabalho contribuirá para uma compreensão mais ampla do repertório musical setecentista.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAOLIELLO, Noara de Oliveira. Os Concertouvertures de Georg Philipp Telemann: um estudo dos gostos reunidos segundo as preceptivas setecentistas de estilo e gosto. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.