Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das propriedades físico-químicas do esmalte após diferentes técnicas de microabrasão

Processo: 09/02260-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:José Roberto Lovadino
Beneficiário:Carlos Eduardo dos Santos Bertoldo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Esmalte dentário   Abrasão dentária   Microdureza   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Edx | esmalte | Mev | microabrasão | microdureza | Dentística

Resumo

O objetivo deste estudo "in vitro" é avaliar os efeitos dos agentes utilizados para realização da técnica de microabrasão do esmalte dentário, em sua composição química e estrutural. Serão selecionados 60 dentes incisivos bovinos que serão divididos em dois grupos, com 30 corpos de prova cada. Antes da microabrasão, as amostras serão polidas e submetidas ao teste de microdureza Knoop (KHN), análise da rugosidade superficial por MEV e análise química por Microfluorescência de Raios-X (¼EDX) para determinação do teor de Cálcio e Fósforo presente no esmalte tratado e não tratado. Nos grupos experimentais (G1 e G2, n=20 cada) serão utilizados dois tipos diferentes de agentes abrasivos. Os dois grupos serão submetidos aos seguintes procedimentos: Grupo 1 (G1) - partes iguais em volume de ácido fosfórico 37% e pedra-pomes - aplicação com taça de borracha por 10 segundos cada aplicação; Grupo 2 (G2) - Opalustre (Ultradent) - aplicação de acordo com as instruções do fabricante; e Grupo Controle (GC) - sem tratamento (n=20). Em seguida, as amostras serão submetidas à análise química por Microfluorescência de Raios-X (¼EDX), ao teste de microdureza superficial, observadas em microscopia eletrônica de varredura para analisar os efeitos das técnicas de microabrasão na desmineralização superficial do esmalte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTOLDO, Carlos Eduardo dos Santos. Avaliação das propriedades físico-químicas do esmalte após diferentes técnicas de microabrasão. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.