Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do genoma expresso de isolados de Leishmania braziliensis responsáveis por manifestações clínicas distintas

Processo: 09/01641-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Angela Kaysel Cruz
Beneficiário:Eliza Vanessa Carneiro Alves Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50323-7 - Estudo do controle da expressão gênica e plasticidade genética em Leishmania, AP.TEM
Assunto(s):Leishmania braziliensis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genoma expresso | leishmania braziliensis | Leishmaniose mucosa | parasitologia molecular

Resumo

Leishmanioses são importantes zoonoses distribuídas em todo mundo causadas por parasitas do gênero Leishmania, possuem diversas manifestações clinicas, entre elas a forma cutânea. Em 5% dos casos de leishmaniose cutânea por infecção com Leishmania braziliensis ocorre o aparecimento de leishmaniose mucosa. Na maioria dos casos as lesões mucosas são diagnosticadas meses ou até anos depois das lesões cutâneas primárias terem sido diagnosticadas. A avaliação da mucosa nasal precoce de pacientes com lesões primárias permitiu o isolamento de parasitas dos dois sítios (cutâneo e mucoso) concomitantemente. Isolados de dois desses pacientes (disponibilizados por A. Barral, em trabalho em colaboração) serão utilizados para avaliação comparativa do genoma expresso desses isolados como forma de investigar se existem indicadores genéticos que justifiquem o tropismo de uma subpopulação infectante. A investigação dessas potenciais diferenças de genoma expresso é o objetivo do estudo aqui proposto, ressaltando que resultados preliminares de avaliação do proteoma por eletroforese bidimensional de uma dupla de amostras sugerem que há um grupo de proteínas que é diferencialmente expresso. Além da análise comparativa do proteoma, o nível de transcritos dos genes identificados será investigado e o cariótipo molecular dos dois isolados será comparado para confirmação de que nos dois sítios encontramos a mesma linhagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES-FERREIRA, ELIZA V. C.; TOLEDO, JULIANO S.; DE OLIVEIRA, ARTHUR H. C.; FERREIRA, TIAGO R.; RUY, PATRICIA C.; PINZAN, CAMILA F.; SANTOS, RAMON F.; BOAVENTURA, VIVIANE; ROJO, DAVID; LOPEZ-GONZALVEZ, ANGELEZ; et al. Differential Gene Expression and Infection Profiles of Cutaneous and Mucosal Leishmania braziliensis Isolates from the Same Patient. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 9, n. 9, . (11/02040-4, 10/20597-3, 09/01641-4, 06/50323-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.