Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica Molecular de Materiais Iônicos Híbridos para Baterias de Lítio

Processo: 09/01759-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Leonardo José Amaral de Siqueira
Beneficiário:Leonardo José Amaral de Siqueira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/08670-7 - Dinâmica molecular de materiais iônicos híbridos para baterias de lítio, AP.JP
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Líquidos iônicos   Argilas   Materiais híbridos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:argilas | Dinâmica Molecular | Eletrólitos para bateria de lítio | líquidos iônicos | Materiais Híbridos | Modelos polarizaveis | Simulação de líquidos

Resumo

Líquidos iônicos são capazes de dissolver íons, por exemplo, sais de lítio,possibilitando sua aplicação como eletrólitos para baterias. Os eletrólitos formados peladissolução de sais de lítio em líquidos iônicos possuem alta tendência de formar agregadosiônicos, devido à forte interação do Li+ com os ânions. Este efeito acarreta baixacondutividade iônica do eletrólito, o que é indesejável para a aplicação em baterias.Portanto, novos materiais que possam diminuir a interação dos íons Li+ com os ânions sãoaltamente desejados neste contexto. Desta forma, estamos propondo neste projeto,simulação computacional de novos materiais que apresentam potencial para diminuir aformação dos agregados iônicos. Os novos materiais alvos de estudo deste projeto envolvelíquidos iônicos cuja cadeia lateral nos cátions apresenta número variável de segmentos(-CH2CH2O-)n, em que n=2,4 ou 6. A presença de átomos de oxigênio na cadeia lateralpermitiria a interação com os cátions Li+, o que diminuiria a formação dos agregadosmencionados anteriormente. Nanocompósitos de argilas com poli(oxietileno), PEO,mostraram aumento de condutividade iônica a temperatura ambiente em relação aoeletrólito PEO/LiBF4. Vislumbrando uma possível aplicação de sistemas híbridos formadospor líquidos iônicos com cadeias laterais (-CH2CH2O-)n e argilas como eletrólitos parabaterias idealizamos a segunda parte deste proposta. A terceira parte deste projetoenvolverá a proposição de modelos polarizáveis para líquidos iônicos a partir de dados desimulações ab initio. Os potenciais de interação serão obtidos pelo procedimento estudadopelo proponente durante seu estágio de pós-doutorado no grupo do Prof. Paul A. Maddenna University of Edinburgh.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ELAINE F.; SIQUEIRA, LEONARDO J. A.; ALVES, WAGNER A.. Monitoring the 1160 cm(-1) band of pyridazine to investigate complexes with formamide. VIBRATIONAL SPECTROSCOPY, v. 55, n. 2, p. 273-278, . (09/01759-5, 08/08670-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.