Bolsa 09/01275-8 - Biodisponibilidade, Ilex paraguariensis - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da biodisponibilidade de compostos fenólicos da erva mate (Ilex paraguariensis) in vitro e in vivo.

Processo: 09/01275-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Deborah Helena Markowicz Bastos
Beneficiário:Daniela Moura de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodisponibilidade   Ilex paraguariensis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácidos fenólicos | biodisponibilidade | Ilex paraguariensis | Propriedades funcionais de alimentos

Resumo

Introdução: O estudo da ação de compostos bioativos e de nutrientes em nível molecular, a fim de que se possa explicar a relação entre o consumo de alimentos e a redução do risco de doenças é uma das áreas que tem aplicação direta com a saúde pública. A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta rica em compostos bioativos, principalmente os ácidos fenólicos que são extensivamente metabolizados antes de atingir os tecidos em que exercem ação biológica. O conhecimento detalhado sobre os compostos formados pela metabolização dos mesmos, concentrações e tecidos-alvo é fundamental para o completo esclarecimento sobre os mecanismos de ação envolvidos. Objetivo: Avaliar a biotransformação dos ácidos fenólicos da erva mate (chá mate) in vivo em modelo animal (ratos Wistar). Metodologia: Os animais serão divididos em 3 grupos: Erva Mate (chá mate solúvel), Padrão (solução de 5-CQA) e Controle (solução salina). Cada grupo receberá a bebida correspondente por 7 dias por meio de cânula orogástrica (gavagem). Os animais serão sacrificados nos tempos 30, 60,120, 240 e 480 minutos após a última gavagem (n=6 animais de cada grupo em cada tempo) e seus tecidos serão submetidos às análises cromatográficas. A identificação e quantificação dos ácidos fenólicos e metabólitos serão realizadas por UPLC- arranjo de diodos e UPLC-ESI-MS. O chá mate utilizado será avaliado quanto ao teor de fenólicos totais pelo método de Folin-Ciocalteau e perfil e quantificação de compostos fenólicos por UPLC-arranjo de diodos e UPLC-ESI-MS. Os dados serão analisados por ANOVA com um ou dois fatores e teste post hoc de Tukey (para ANOVA com um fator). O nível de significância ± será de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DANIELA M.; PINTO, CAROLINA B.; SAMPAIO, GENI R.; YONEKURA, LINA; CATHARINO, RODRIGO R.; BASTOS, DEBORAH H. M.. Development and Validation of Methods for the Extraction of Phenolic Acids from Plasma, Urine, and Liver and Analysis by UPLC-MS. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 61, n. 25, p. 6113-6121, . (08/10308-4, 09/01275-8, 09/14853-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Daniela Moura de. Estudo de biodisponibilidade de compostos fenólicos do chá mate (Ilex paraguariensis). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.