Busca avançada
Ano de início
Entree

Revestimentos Biocompatíveis Obtidos pelo Método Sol-gel em Scaffolds Preparados por Prototipagem Rápida

Processo: 08/09876-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Katia Jorge Ciuffi Pires
Beneficiário:Lucimara Capelozi Bandeira
Instituição Sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais   Prototipagem rápida   Tecidos suporte   Coating   Biomateriais   Processo sol-gel
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | coating | Prototipagem rápida | scaffold | sol-gel | materiais

Resumo

Biomateriais podem ser definidos como materiais sintéticos ou não, que substituam parte de um sistema biológico, temporariamente ou definitivamente, sem que haja rejeição pelo organismo. A criação de novos materiais biocompatíveis, principalmente para a reparação óssea, a baixo custo, é fundamental para a melhoria das condições de vida e do bem estar da população tendo em vista o crescente número de pessoas que necessitam desse tipo de implante, além dos gastos do governo brasileiro com o Sistema Único de Saúde (SUS), que ultrapassam cerca de R$ 100 milhões de reais por ano com implantes ortopédicos. A prototipagem rápida (PR) é uma tecnologia rápida, capaz de produzir macroestruturas complexas, como scaffolds, para diferentes aplicações e em vários tipos de materiais, dentre os quais, ganha destaque os polímeros orgânicos devido à sua razão custo/benefício. Esses polímeros já vêm sendo bastante utilizados na fabricação de biomodelos, que são cópias idênticas ao tecido ósseo, construídos a partir de uma imagem obtida por ressonância magnética e utilizados para facilitar o estudo premeditado de cirurgias complexas de reparação óssea, diminuindo drasticamente o tempo de cirurgia. Os principais polímeros utilizados na PR não podem ser considerados biomateriais por provocarem reações de rejeição em contato com o organismo, portanto, revestimentos biocompatíveis podem ser uma alternativa bastante rica do ponto de vista químico. A metodologia sol-gel, é uma excelente rota para obter revestimentos com diferentes aplicações. A proposta de projeto é revestir os polímeros utilizados na prototipagem rápida pelo processo sol-gel e transformá-los em materiais biocompatíveis. Esse trabalho será realizado em conjunto com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BANDEIRA, LUCIMARA C.; DE CAMPOS, BEATRIZ M.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J.; SILVA, JORGE V. L.; OLIVEIRA, MARCELO F.; MAIA, IZAQUE A.. Calcium Phosphate Coatings by Sol-Gel on Acrylonitrile-butadiene-styrene Substrate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 6, p. 943-949, . (12/22927-6, 08/09876-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.