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Elaboração e utilização de cd-rom como ferramenta de educação a distância para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos distúrbios da linguagem escrita

Processo: 08/08942-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Thaís dos Santos Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Linguagem escrita   Aprendizagem   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | disturbios da linguagem escrita | Educação a Distância | Fonoaudiologia | Linguagem escrita | Professores | Linguagem Escrita

Resumo

A Educação a Distância (EAD) se apresenta hoje como uma modalidade de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino, o desenvolvimento de uma educação extra-escolar que se utiliza dos diversos meios eletrônicos de comunicação, possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente. Os professores inseridos no ensino fundamental precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem dificuldade na aprendizagem da linguagem escrita, e, no entanto, é reduzido número de instituições que oferecem cursos para aprimorar esses conhecimentos em muitas áreas do país. Com a educação a distância, há o favorecimento da aquisição de conhecimentos, procurando suprir o reduzido acesso à informação que há em determinadas regiões, o que possibilita o atendimento à demanda das necessidades de conhecimento desses profissionais, enriquecendo a prática do professor em sala de aula. Objetivo: Elaborar um programa de Educação a Distância, tendo como objetivo geral orientar os professores de ensino fundamental das cidades de Bauru (SP), Montenegro (RO) e Manaus (AM), quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita, por meio da aplicação de um CD ROM, e como objetivos específicos, elaborar um CD-ROM na área de Distúrbios da Linguagem Escrita, cujo conteúdo será direcionado para o educador do ensino regular; avaliar o CD-ROM quanto à sua apresentação (layout, recursos de navegação, imagens, tempo de apresentação, clareza do texto) e quanto à sua utilização como material didático, verificar se o recurso didático elaborado (CD-ROM) contribuiu para o aprendizado do professor e elaborar um material, por meio de modelos em computação gráfica e tecnologia 3D, o qual permitirá visualizar e compreender o mecanismo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, bem como seus distúrbios, reproduzindo por meio de imagens em 3D os mecanismos cerebrais em tais atividades de aprendizagem, o qual ilustrará o conteúdo teórico do CD-ROM. Metodologia: A casuística será constituída por 90 professores do ensino fundamental das redes estadual, municipal e particular das cidades de Bauru, Montenegro e Manaus, sendo que participarão, em cada cidade, 15 professores da rede pública e 15 professores da rede pública, totalizando 30 professores por cidade. Será entregue um CD-ROM para cada professor, o qual terá o prazo de 30 dias para estudar o conteúdo. O CD-ROM será avaliado por meio da aplicação de dois questionários, os quais serão respondidos por cada um dos professores participantes. O primeiro questionário será referente aos aspectos técnicos no material, sendo aplicado após o período de estudo, e o segundo questionário será referente ao aprendizado do professor, sendo aplicado o mesmo questionário antes e após o estudo do CD-ROM. Os resultados serão analisados e as respostas obtidas no questionário serão comparadas nas situações pré e pós-teste, sendo analisada a partir de tratamento estatístico, utilizando-se o teste de Wilcoxon, adotando-se o nível de significância de 5%, a fim de se verificar a efetividade do programa de ensino proposto. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Thaís dos Santos. Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores de ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

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