Busca avançada
Ano de início
Entree

Dimensionamento de rádio sobre fibra para redes 802.16 baseadas em TDD

Processo: 08/08779-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Nelson Luis Saldanha da Fonseca
Beneficiário:Pedro Henrique Gomes da Silva
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de computadores

Resumo

A tecnologia de Rádio Sobre Fibra (Radio Over Fiber - RoF) baseia-se no emprego de enlaces ópticos para a distribuição dos sinais de rádio-frequência (RF) de uma rede sem fio. O sistema RoF consiste de uma Estação Base de Controle (Base Station Controller - BSC) conectada a diversas Unidades de Antena Remota (Remote Antenna Units - RAUs) através de enlaces de fibra. A motivação para essa tecnologia é a possibilidade de barateamento do custo de instalação e manutenção das RAUs, já que todo o processamento dos sinais de RF passa a ser realizado de forma centralizada na BSC. Dentre as redes de acesso sem fio em banda larga (Broadband Wireless Access - BWA) o padrão IEEE 802.16, conhecido como WiMax, vem ganhando grande destaque na indústria e na academia. Suas características, muito semelhantes às das redes celulares, tornam interessante o emprego da tecnologia de RoF para a expansão da rede a um baixo custo. Diversas pesquisas e testes de campo mostram a viabilidade da transmissão dos sinais das redes WiMax (baseados em OFDM) em fibra e todos os benefícios que o emprego de RoF em WiMax pode trazer. Um dos grandes desafios, porém, que ainda deve ser analisado diz respeito aos ajustes dos tempos de sincronização das camadas física e de controle de acesso ao meio (MAC) das redes WiMax para a sua adequação ao RoF e melhor desempenho dos protocolos de alto nível. A pesquisa proposta estudará o desempenho das redes WiMax com o emprego da tecnologia de Radio Sobre Fibra sob o ponto de vista da pilha de protocolos proposta do padrão 802.16. O trabalho visa expor as limitações existentes para esse tipo de rede e propor formas de dimensionamento para o seu melhor desempenho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, PEDRO HENRIQUE; SALDANHA DA FONSECA, NELSON LUIS; BRANQUINHO, OMAR CARVALHO. Radio Resource Allocation and Green Operation for Mobile Access Networks Based on Radio-over-Fiber. IEEE TRANSACTIONS ON MOBILE COMPUTING, v. 13, n. 4, p. 894-906, . (08/08779-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Pedro Henrique Gomes da. Planejamento e gerenciamento de recursos para redes IEEE 802.16 baseadas em rádio sobre fibra. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.