Busca avançada
Ano de início
Entree

Telessaúde: avaliação de um website como ferramenta de auxílio ao aconselhamento de pais de crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual

Processo: 08/07963-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Deborah Viviane Ferrari
Beneficiário:Bárbara Guimarães Bastos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Implante da cóclea   Telemedicina   Audiologia   Internet   Deficiência auditiva   Aconselhamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aconselhamento | deficiência auditiva | Internet | Prótese Auditiva | Telessaúde | Audiologia

Resumo

Introdução: Programas de orientação a pais e cuidadores de crianças usuárias de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) é de vital importância para assegurar que estas recebam uma estimulação auditiva consistente. No Brasil, a irregular distribuição de profissionais qualificados e o acesso difícil a centros especializados fazem com um programa de orientação à distância seja desejável. O website "Portal dos Bebês - Fonoaudiologia", área "Aparelho Auditivo", foi criado a fim de permitir o acesso conveniente e diário às orientações quanto ao uso e cuidados com o AASI e molde auricular e resoluções de problemas durante sua utilização. Objetivo: verificar o julgamento de qualidade do website "Portal dos Bebês" dado por fonoaudiólogos que trabalham em serviços de saúde auditiva credenciados no Sistema Único de Saúde; verificar o conhecimento dos pais e/ou cuidadores de crianças deficientes auditivas a respeito do uso e cuidados com o AASI após a adaptação do mesmo; avaliar a eficácia deste website como instrumento de orientação à distância. Método: Fonoaudiólogos dos serviços de audiologia de média e alta complexidade (grupo A) e pais ou cuidadores de crianças deficientes auditivas usuárias de AASI atendidas na alta complexidade (grupo B) serão solicitados a navegar no website e preencher formulários que irão avaliar: (1) a qualidade do site e conteúdo técnico fornecido (grupo A); (2) o nível de conhecimento a respeito de diferentes tópicos sobre o uso e cuidados com o AASI e o julgamento de melhora após acesso ao website (grupo B). Os resultados dos formulários serão analisados de forma descritiva (grupos A e B). As respostas dos formulários serão agrupadas de acordo com a região onde o profissional se encontra (grupo A) ou onde o atendimento foi realizado (grupo B) e comparadas por meio do teste de Wilcoxon. Um nível de significância de 5% será adotado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BÁRBARA GUIMARÃES BASTOS; DEBORAH VIVIANE FERRARI. Portal dos bebês ? seção aparelho auditivo: avaliação por pais de crianças deficientes auditivas. Revista CEFAC, v. 16, n. 1, p. 72-82, . (08/07963-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASTOS, Bárbara Guimarães. Telessaúde: avaliação de um website como ferramenta de auxílio ao aconselhamento de pais de crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.