Busca avançada
Ano de início
Entree

O ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica.

Processo: 08/07923-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Merilin Baldan
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação

Resumo

Após a hegemonia da Escola Tradicional na história das idéias pedagógicas no Brasil desfere-se uma crítica a concepção de seu ensino, muitas vezes compreendido como um trabalho de Danaides ou de Sísifo. Por sua vez, as correntes contra-hegemônicas surgidas em meio à hegemonia do movimento renovador, como a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, ao mesmo tempo em que criticam a concepção da Escola Tradicional, também são criticadas pela defesa que fazem do ensino. Apresenta-se, portanto, como problemática da pesquisa, a crítica da defesa do ato de ensinar presente nas correntes da Pedagogia Tradicional, na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. A investigação é de caráter teórico-bibliográfico e compreende princípios orientadores da metodologia do trabalho e das categorias de análise das idéias pedagógicas propugnadas por Saviani (2007). O objetivo da pesquisa é identificar as concepções do ato de ensinar; quais as rupturas e as continuidades na concepção de ensino; qual a justificativa empregada pelas correntes e a sua importância no desenvolvimento humano por elas defendidas. O estudo tem importância para a história da educação uma vez que objetiva responder quais são os pressupostos da defesa do ato de ensinar e se está é igual nestas correntes, como seus críticos apontam, ou se se diferenciam.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALDAN, Merilin. A representação do ato de ensinar : continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica : uma análise a partir das teses e dissertações no Portal da CAPES. 2011. 237 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.