Busca avançada
Ano de início
Entree

CONSUMO DE IMAGENS TÉCNICAS E REGIMES DE VISUALIDADE: idolatria e iconoclasmo nas culturas midiáticas

Processo: 08/07513-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Rosamaria Luiza de Melo Rocha
Beneficiário:Daniel Bittencourt Portugal
Instituição Sede: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumo   Cultura midiática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Consumo | cultura midiática | imagem técnica | regimes de visualidade | Mídia e Imagem

Resumo

Este projeto argumenta que o consumo de imagens técnicas aparece, nas culturas midiáticas, como esfera central da duradoura e conturbada relação entre homens e imagens. Consumo, aqui, refere-se à significação, ressignificação e reciclagem - àquilo que fazemos com as imagens, portanto; ou, para utilizar uma proposta de Rocha (2007b), àquilo que fazemos com o que as imagens fazem conosco. A pesquisa que propomos estudará a topologia desta esfera. Procurará relacionar o atual relevo de sua superfície às especificidades dos regimes de visualidade que tomam forma em nossa era da "reprodutibilidade biocibernética" (MITCHELL, 2006), das cidades-mídia, dos avatares virtuais, da TV digital, do consumo via internet dos produtos mais improváveis. Em tal caminho, evitaremos, com o mesmo cuidado, idolatria e iconoclasmo, questionando tanto o ocularcentrismo ingênuo do senso comum quanto teorias que escondem, sob enunciados eruditos, um profundo medo das imagens. Serão utilizadas principalmente pesquisas bibliográficas e iconográficas. Articulando-as, proporemos também operadores metodológicos que permitam uma análise da imagem mais focada nas dinâmicas de seu consumo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)