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O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização

Processo: 08/07808-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:José Milton de Lima
Beneficiário:Larissa Aparecida Trindade dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Educação infantil   Aprendizagem   Cultura (sociologia)   Brinquedos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | brinquedo | criança | cultura | desenvolvimento | Professor | Educação Infantil

Resumo

A presente investigação considera o brinquedo como um objeto social cuja origem pode diferir de acordo com os diversos contextos socioculturais. São vistos como um elemento representativo pleno de significações culturais que expressa não só preocupações, mas também aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma dada sociedade. Ao manipular o brinquedo, as crianças estabelecem contato com a realidade, brincam com os questionamentos e desafios da vida e através de uma releitura, adquirem conhecimento do mundo. O brinquedo pode também ligar gerações por meio de elos de afetividade quando é oferecido às crianças em situações de interação. Considerando o valor educativo inerente ao brinquedo, uma investigação sobre a forma como ele vem sendo usado nas Instituições de Educação Infantil de Presidente Prudente foi estabelecida como principal objetivo desta pesquisa. Assim, a intenção é: verificar como e com que freqüência o brinquedo está presente na prática educativa; identificar que concepção têm os professores entrevistados sobre brincar, crianças e educação infantil; e, finalmente, apontar alguns indicativos que possam colaborar para uma prática educativa renovada, com base na teoria histórico-cultural e numa pedagogia que valoriza as culturas da infância. Por ser esta uma pesquisa qualitativa, a abordagem exploratória e descritiva foi escolhida como procedimento metodológico, porque permite revelar aspectos obscuros em determinados contextos. São utilizadas também como instrumentos de investigação a observação participativa, a entrevista semi-estruturada e a análise bibliográfica, tendo como base os estudos de Brougère (1995;2004), Sarmento (2004), Benjamin (2002), Elkonin (1998), Oliveira (1986;1989), Leontiev (1988), entre outros. Apesar de estar relacionado ao brincar (principal atividade de crianças pré-escolares segundo a Teoria Histórico Cultural), e de ser também um instrumento que proporciona desenvolvimento intelectual, motor, emocional, estético e social, bem como capaz de revelar perturbações e aptidões das crianças, o brinquedo não vem sendo usado apropriadamente pelos professores das instituições de Educação Infantil como uma linguagem, entre outras, de grande importância para a construção do conhecimento, da cultura e da identidade da criança. Finalmente, para completar o trabalho, os resultados da investigação serão transformados em indicativos visando ultrapassar as tendências que tratam o brinquedo de forma reducionista e o utilizam apenas como recurso para distrair e ocupar as crianças além de mantê-las quietas enquanto o professor, às vezes, realiza outras atividades escolares. O uso do brinquedo como linguagem requer planejamento e intencionalidade efetiva para atender as exigências e necessidades da infância. E o seu uso apropriado, por meio de atividades interativas das crianças com o professor e com elas mesmas, possibilitará às crianças das instituições de Educação Infantil incorporar aspectos culturais indispensáveis para a formação de sua personalidade e o desenvolvimento pleno de suas faculdades humanas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Larissa Aparecida Trindade dos. O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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