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O BBT-Br em contexto interventivo: um estudo com adolescentes em processo de Orientação Vocacional

Processo: 08/07121-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Milena Shimada
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Orientação vocacional

Resumo

Estudos voltados à caracterização da demanda de serviços de Orientação Profissional têm sido considerados relevantes objetivando a ampliação da compreensão dos interesses e motivações da população atendida, bem como o planejamento de intervenções eficazes. Nesse âmbito, a presente pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar a estrutura de inclinação profissional de jovens que procuraram auxílio especializado de um serviço de Orientação Profissional oferecido por uma clínica-escola de uma universidade pública. Os dados serão levantados a partir da documentação referente aos atendimentos realizados pelo Serviço de Orientação Profissional, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em um período de cinco anos. Serão selecionados para compor a amostra os protocolos de cerca de 500 jovens entre 14 a 21 anos de idade, do sexo masculino e feminino, provenientes de escolas públicas e particulares, que foram atendidos no período 2003-2007, e que realizaram, durante o processo de Orientação Profissional, o Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br), na versão brasileira. O presente estudo pretende sistematizar os dados sócio-demográficos da população estudada, bem como os dados quantitativos obtidos pelo do BBT-Br, a saber: a produtividade, os interesses primários e secundários (positivos e negativos), as fotos mais escolhidas e mais rejeitadas. Os resultados serão analisados e comparados com os dados da padronização para a população brasileira. Este estudo, ao sistematizar as informações sobre as motivações da população que têm buscado auxílio de profissionais da área de Orientação Vocacional/Profissional, espera contribuir para um entendimento mais amplo das necessidades dos jovens e ampliar os estudos sobre o instrumento em foco, desenvolvendo-se, desta forma, possibilidades alternativas de intervenção do orientador profissional com maior qualidade técnica e científica. Além disso, o estudo contribuirá com a produção do conhecimento teórico e prático no domínio da Orientação Profissional.

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