Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da estereoquímica remota 1,5 em adições de enolatos de boro de metil cetonas a aldeídos

Processo: 08/07459-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Dias
Beneficiário:Ellen Christine Polo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Síntese total   Estereoquímica relativa   Reação aldólica   Síntese orgânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adutos aldol | Enolatos metalicos | Estereoquímica relativa | Produtos Naturais | reaçao aldolica | Síntese total | Sintese Organica

Resumo

A primeira evidência da estereoindução remota 1,5 em reações aldólicas foi descrita por Masamune e col. na síntese total da Briostatina. No entanto o senso de indução 1,5-anti foi baixo neste caso. Este fato tem nos intrigado, uma vez que resultados anteriores em nosso grupo de pesquisa para metilcetonas derivadas de benzilidenoacetais exibem altos níveis de estereosseletividade 1,5-anti.Procurando entender melhor as reações aldólicas entre os enolatos de boro de metilcetonas quirais substituídas na posição beta, pretendemos preparar várias metilcetonas. É nossa intenção investigar a influência da estereoquímica relativa de acetonídeos 1,3-syn e 1,3-anti, na estereoindução 1,5-anti em reações aldólicas com aldeídos. Além disso, iremos avaliar a importância relativa dos centros alfa-metil e beta-alcoxi, observando se teremos indução 1,4 ou 1,5 (syn ou anti). Para este estudo serão empregados diferentes aldeídos (quirais e aquirais) observando se haverá indução 1,5 syn ou anti.Outro objetivo é a aplicação dos resultados deste estudo na síntese de produtos naturais já em andamento em nosso laboratório. Estamos visualizando sínteses de vários produtos naturais com atividade farmacológica destacada e este estudo será de fundamental importância para esse fim, visto que esta reação do tipo aldol compreende etapa chave na estratégia sintética traçada, uma vez que se fará necessário para a união de fragmentos complexos previamente construídos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLO, Ellen Christine. Controle da estereoquímica remota 1,5 em adições de enolatos de boro de metilcetonas a aldeídos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.