Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histológica e imuno-histoquímica do subcutâneo e alvéolo dentário com implantes de cimentos endodônticos

Processo: 08/07455-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Cerri
Beneficiário:Naiana Viana Viola
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Endodontia   Cimentos endodônticos   Teste de biocompatibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alvéolo dentário | biocompatibilidade | cimentos endodônticos | imuno-histoquímica | Subcutâneo | Endodontia

Resumo

Novos materiais retrobturadores são propostos, destacando-se mineral trióxido agregado (MTA) e seus derivados. Atualmente modificações têm sido propostas ao MTA para a obtenção de um material obturador de canal radicular. Um novo material experimental à base de MTA é proposto neste estudo. O objetivo deste estudo será avaliar o comportamento biológico e a possível formação de tecido mineralizado frente a cimentos endodônticos utilizados em obturações retrógradas e do MTA experimental, após implantes de tubos de polietileno em tecido subcutâneo e alvéolo de rato. Serão utilizados 80 ratos machos, Rattus Norvergicus Holtzman, os quais serão divididos em 4 grupos: 1-Cimento Portland; 2-MTA(Angelus); 3-MTA experimental e 4-Controle (tubos vazios), cada animal receberá 2 implantes, 01 no subcutâneo e 01 no alvéolo do incisivo superior, com o mesmo material. Após a anestesia e assepsia, será implantado um tubo de polietileno, devidamente preenchido com o respectivo material, no dorso do animal e no alvéolo após a extração do incisivo superior direito. Decorrido os períodos de 7, 15, 30 e 60 dias os animais serão sacrificados, os implantes juntamente com os tecidos adjacentes removidos e processados para inclusão em parafina. Os cortes obtidos dos implantes no subcutâneo e no alvéolo dentário corados com H&E serão utilizados para análise morfológica e quantificação do número de células inflamatórias; cortes também serão submetidos a imuno-histoquímica para a possível detecção de proteínas não colágenas - osteoclacina e osteopontina - presentes durante a formação dos tecidos mineralizados. Alguns cortes de implantes no subcutâneo também serão submetidos ao método de Von Kossa para identificação de nódulos de calcificação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIOLA, NAIANA VIANA; GUERREIRO-TANOMARU, JULIANE MARIA; DA SILVA, GUILHERME FERREIRA; SASSO-CERRI, ESTELA; TANOMARU-FILHO, MARIO; CERRI, PAULO SERGIO. Biocompatibility of an experimental MTA sealer implanted in the rat subcutaneous: Quantitative and immunohistochemical evaluation. JOURNAL OF BIOMEDICAL MATERIALS RESEARCH PART B-APPLIED BIOMATERIALS, v. 100B, n. 7, p. 1773-1781, . (08/07455-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIOLA, Naiana Viana. Avaliação histológica e imuno-histoquímica do subcutâneo e do alvéolo dentário de ratos com implantes de cimento Portland, MTA e MTA experimental. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.