Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do raio de influência de espécies arbóreas no microclima

Processo: 08/05870-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Lucila Chebel Labaki
Beneficiário:Loyde Vieira de Abreu-Harbich
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adequação ambiental   Microclima   Conforto térmico   Vegetação

Resumo

As árvores têm a capacidade de mitigar a temperatura do ar, umidificar o ambiente e atenuar a radiação do ar, cuja influência é significativa no conforto térmico em ambientes externos. Existem, porém, poucos dados quantificados sobre os benefícios proporcionados por indivíduos e agrupamentos arbóreos. Este trabalho tem como premissa que as diferentes espécies arbóreas se comportam de maneiras distintas no microclima urbano. O objetivo dessa pesquisa é identificar o raio de influência no conforto térmico alcançado por espécies arbóreas comumente encontradas na cidade de Campinas, SP e a disposição das mesmas. A metodologia consiste na identificação das espécies a serem analisadas, medições dos parâmetros ambientais - temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, em pontos situados à sombra da copa e ao sol, em diferentes distâncias do tronco. A radiação solar incidente será medida com solarímetros de tubo, à sombra e ao sol. A análise dos dados consiste no cálculo da atenuação da radiação solar incidente, da evapotranspiração, e avaliação de conforto térmico nas diferentes distâncias. A partir interpretação do comportamento da umidade relativa, a relação entre a evapotranspiração e a umidade ao longo do dia, vislumbra-se a elaboração de um modelo que explique o comportamento das espécies analisadas em função de suas características morfológicas e permita simulações para as demais espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ABREU-HARBICHA, LOYDE VIEIRA; LABAKIA, LUCILA CHEBEL; MATZARAKIS, ANDREAS. Effect of tree planting design and tree species on human thermal comfort in the tropics. LANDSCAPE AND URBAN PLANNING, v. 138, n. SI, p. 99-109, JUN 2015. Citações Web of Science: 71.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.