Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da implantação iônica por imersão em plasmas sobre a bioatividade de ligas de titânio

Processo: 08/04834-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Nilson Cristino da Cruz
Beneficiário:Rita de Cássia Cipriano Rangel
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Iiip | implantação iônica por imersão em plasma | tratamento a plasma | Surperficies, películas e filamentos

Resumo

Neste projeto é proposta a aplicação da Implantação Iônica por Imersão em Plasmas para o aumento da bioatividade de metais biocompatíveis.Embora o titânio e suas ligas apresentem excelente resistência à corrosão, sua baixa resistência a desgaste limita sua aplicação. Devido a isto, será dedicada especial atenção a plasmas contendo nitrogênio ou alguns hidrocarbonetos (CH4 e C2H2, por exemplo). Com isto, pretendemos produzir camadas superficiais de nitretos e carbetos sobre os metais, aumentando assim sua resistência. Esta proposta é baseada em estudos preliminares, onde verificamos que a III em plasmas de metano aumentaram em cerca de 70% a dureza superficial de amostras de Ti6Al4V. Este mesmo tratamento aplicado ao titânio puro reduziu em cerca de 20% seu coeficiente de fricção e em mais de 50% a profundidade de riscos superficiais produzidos por uma ponta de diamante.A IIIP será ainda aplicada com o objetivo de se aumentar a nucleação e precipitação de fosfato de cálcio sobre os metais e, desta forma, produzir superfícies mais adequadas à integração com o tecido ósseo. Para tanto, amostras serão submetidas a plasmas gerados, por exemplo, a partir de soluções de Ca(NO3)2 diluído em metanol ou acetona. Desta forma, pretende-se incorporar cálcio ao carbeto possivelmente formado pela implantação de carbono oriundo do solvente. Assim, pretende-se desenvolver um processo que, em uma única etapa, proporcionaria tanto o aumento da resistência ao desgaste quanto da bioatividade dos metais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RANGEL, Rita de Cássia Cipriano. Efeito da implantação iônica por imersão em plasmas sobre a bioatividade de titânio. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.