Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma leitura da produção brasileira sobre psicanálise de crianças, através da revista brasileira de psicanálise

Processo: 08/03292-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Jorge Luís Ferreira Abrão
Beneficiário:Iúri Yrving Müller da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto de pesquisa versa sobre o desenvolvimento da Psicanálise de Crianças no Brasil, representado através da produção bibliográfica acerca do tema publicada na Revista Brasileira de Psicanálise. Pretende-se nessa pesquisa iminentemente teórica, apresentar os teóricos que sustentam a Psicanálise de Crianças, investigando a história dessa modalidade de atendimento psicanalítico, até o ponto que nos permita obter uma melhor compreensão de como foi seu início, sua implantação e como as idéias psicanalíticas surgiram no contexto social europeu e no universo psicanalítico. Tendo como principal objetivo, caracterizar a produção teórica brasileira sobre Psicanálise de Crianças, por intermédio das publicações existentes no periódico citado acima. Desenvolver no âmbito desse projeto de pesquisa, detalhado levantamento bibliográfico da produção teórica relativa à análise de crianças na Revista Brasileira de Psicanálise, poderá conduzir a uma maior compreensão da prática de Psicanálise de Crianças na atualidade. Aumentando essa compreensão, poderemos lançar luz e obter uma maior compreensão dos problemas da infância na realidade brasileira. A natureza da proposta da pesquisa em questão, ao buscar circunscrever uma área de conhecimento científico para traçar um esboço de sua evolução dentro de um determinado domínio cultural, nos permite inseri-la na categoria que denominamos como historiografia da Psicanálise. Esta delimitação traz em seu bojo algumas implicações práticas que devem ser contempladas durante a execução da pesquisa, uma vez que cada modalidade de pesquisa histórica da Psicanálise está associada a distintas formas de coleta e análise de dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Iúri Yrving Müller da. Uma leitura da produção brasileira sobre psicanálise de crianças, por meio da Revista brasileira de psicanálise. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.