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Comunidades de Aprendizagem: a construção da dialogicidade na sala de aula

Processo: 08/03430-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Vanessa Gabassa
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino   Práticas pedagógicas

Resumo

A proposta de pesquisa que aqui se apresenta tem como tema a construção da dialogicidade na sala de aula a partir do projeto Comunidades de Aprendizagem. Este projeto surgiu em escolas dos estados Unidos e Espanha e vem sendo desenvolvido no Brasil desde 2003, sendo trabalhado atualmente em três escolas da cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A proposta deste projeto é a de possibilitar a construção de uma escola de máxima qualidade para todas as pessoas, alunos/as, familiares e comunidade de entorno do bairro. A transformação da escola é pensada com toda a comunidade, em parceria com a universidade. Uma construção dialogada e efetivamente democrática do sistema escolar. Nesse sentido, o papel do diálogo e das ações pautadas na comunicação endereçada a um entendimento é fundamental para o desenvolvimento do projeto e serve de alicerce para as mudanças que ocorrem em todos os âmbitos dentro da escola, inclusive na sala de aula. Por isso, o objetivo deste trabalho é o de investigar como algumas professoras envolvidas no projeto Comunidades de Aprendizagem constroem seus caminhos para uma aula efetivamente dialógica. Partindo da metodologia comunicativo-crítica de investigação, a proposta é acompanhar três professoras em suas aulas no período de um ano, por meio de observação comunicativa, entrevistas em profundidade e grupos de discussão comunicativos (que também serão realizados com duas crianças de cada turma), procurando responder à questão proposta. A pesquisa de doutorado será parte do projeto FAPESP, Ensino Público, "Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola", Processo nº. 07/52610-6.

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