Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção Midiática da Imagem do Mito no Esporte

Processo: 08/02507-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:José Luiz Proença
Beneficiário:Marcélia Alves Pieper
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Esportes   Meios de comunicação   Imaginário   Jornalismo esportivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | esporte | Imaginário | Mídia | Mito | tecnologia | Jornalismo Esportivo

Resumo

RESUMOO projeto propõe-se a estudar como se opera, nas mídias, a construção de estigmas sociais vinculados à questão do mito no esporte, que atinge o imagético humano na medida em que há uma representação simbólica do esportista incorporando a imagem de herói. A mesma força que as configurações midiáticas predominantes imprimem na formação do mito também é usada no sentido de decomposição da imagem. O universo do esporte no Brasil, em especial o futebol, alcançou uma espetacularização tal que, em consonância com aspectos econômicos, políticos, sociológicos, psicológicos mexe com o inconsciente coletivo alimentado pelos processos comunicativos das sociedades contemporâneas. Tem como objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias - o poder de atribuir significação. Pretende-se verificar o comportamento midiático diante da nossa carência de ídolos no esporte de hoje. Espera-se possibilitar a indicação de novos quadros conceituais para a compreensão dos discursos da mídia em relação à fabricação do mito, num cenário de constantes transformações tecnológicas. Hoje os esportistas profissionais contam com assessorias especializadas, sites e blogs próprios na concepção da construção/ manutenção da imagem. Nesse contexto, torna-se fundamental também a averiguação do "comportamento" da imprensa esportiva e a produção do discurso no referido processo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIEPER, Marcélia Alves. O retorno do herói - Ronaldo fenômeno no cerne da constituição mítica e do comportamento midiático. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.