Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de seleção contemplando uniformidade de produção em bovinos de corte

Processo: 08/02440-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Sandra Aidar de Queiroz
Beneficiário:Haroldo Henrique de Rezende Neves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

O projeto compreende três estudos, que serão desenvolvidos com o objetivo de comparar diferentes estratégias de seleção visando o incremento de uniformidade de produção em bovinos de corte. O primeiro estudo consistirá na comparação de diferentes medidas de dispersão do desempenho da progênie de touros, como ferramenta para penalizar o mérito predito de touros com progênie menos uniforme. O segundo estudo consistirá na avaliação da viabilidade de uso de diferentes modelos para estimativa de componentes de variância como meio de incrementar a uniformidade de produto final por meio de seleção. Nos dois primeiros estudos, serão utilizados dados de diferentes grupos genéticos de bovinos de corte. Um terceiro estudo, envolvendo simulação estocástica, será desenvolvido com o objetivo de investigar o impacto econômico do uso de estratégias de seleção contemplando uniformidade mediante variação de parâmetros genéticos e valores econômicos para variabilidade fenotípica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Haroldo Henrique de Rezende. Critérios de seleção para incremento de uniformidade de produção em bovinos de corte. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.