Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de estratégia de produção sob incertezas

Processo: 08/02271-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Diogo Enrrico Ortelan Miranda
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de petróleo   Estratégia de produção   Reservatórios de petróleo   Incerteza

Resumo

Uma das principais tarefas da engenharia de reservatórios é a elaboração de estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de campos produtores visando atingir um objetivo pré-estabelecido, considerando restrições físicas, operacionais e econômicas. A solução deste problema é função das características geológicas do reservatório e do sistema de produção do campo. Ambos apresentam um elevado número de variáveis que influenciam a tomada de decisão: propriedades da rocha e dos fluidos, número de poços, espaçamento entre poços (posicionamento), condições de operação, sistema de injeção de fluidos para recuperação suplementar, número de sondas etc. Devido a este elevado numero de variáveis, não é possível analisar todas as combinações possíveis, mas podem-se estabelecer critérios e metodologia de análise do problema que possibilitam a obtenção de soluções bastante satisfatórias, Mezzomo (2001). A previsão do comportamento dos reservatórios pode ser realizada através de simulação numérica tomando como base um modelo físico-geológico preconcebido. Este modelo é constituído usando vários parâmetros gerados pela caracterização do reservatório. O modelo de simulação se constitui na principal ferramenta de processos decisórios onde uma função-objetivo que representa matematicamente o objetivo global do projeto, deve ser maximizada através da variação dos parâmetros de entrada do modelo.O emprego da simulação numérica de reservatórios na predição de produção é responsável pelo aumento de confiabilidade dos resultados. Esta metodologia pode necessitar de elevado esforço computacional e tempo do processo. Contudo, algumas simplificações podem viabilizar esta metodologia, tais como: automação do processo, computação paralela, tratamentos especiais aos atributos geológicos, tratamento da estratégia de produção e modelos de simulações rápidos.Existem diversos fatores que podem influenciar a estratégia escolhida, um dos fatores é o preço de venda de óleo e gás que têm um importante papel na determinação dos lucros das empresas. Porém, o preço é uma variável que segue um processo estocástico exógeno, ou seja, o seu valor varia de forma aleatória e é definido pelo mercado, e não pelas companhias, que possuem pouco controle sobre essa importante variável. Assim, para aumentar os lucros, as empresas devem buscar meios de minimizar os custos, maximizar produtividade e elevar a vida útil das reservas para manterem-se competitivas, Nakajima (2003).O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência das incertezas e avaliar e mitigar os riscos na escolha da estratégia de produção; serão estudados os principais fatores econômicos e tecnológicos relativos ao processo de E&P de petróleo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Impacto do preço de robustez na definição da estratégia de produção de petróleo. 2018. 92 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.