Busca avançada
Ano de início
Entree

Do clássico ao comezinho: intertextualidade e ironia em Papéis Avulsos, de Machado de Assis

Processo: 08/02182-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Maria Celeste Tommasello Ramos
Beneficiário:Cláudia de Fátima Montesini
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada   Machado de Assis   Conto   Intertextualidade

Resumo

Na presente pesquisa em nível de Mestrado, estudaremos as referências que Machado de Assis faz à Cultura Greco-Romana na coletânea de contos Papéis Avulsos. A partir dessas, buscaremos interpretar o jogo intertextual realizado e decifrar a sua contribuição. Para tanto, utilizaremos como teoria de base os estudos realizados por Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, sobre intertextualidade (1978) e ainda o texto de Laurent Jenny (1979), que acrescentou dados importantes aos estudos de Kristeva. Adotaremos a metodologia fenomenológica-hermenêutica, pois se trata de proposta de análise interpretativa crítica, uma vez que buscaremos verificar a importância e a função das citações para o desenvolvimento do sentido nas narrativas curtas machadianas, tanto no nível estrutural quanto no plano do conteúdo. Buscaremos ainda confirmar se tais referências completam ou não o texto, amarrando pensamentos e afirmações; auxiliando na construção da ironia.As questões de pesquisa que estabeleceremos serão as seguintes: Como acontece o jogo intertextual entre o discurso machadiano em cada narrativa curta que compõem Papéis Avulsos e a Cultura Clássica (Paródia? Alusão? Estilização?)? Qual é a contribuição para o sentido do texto (Ironia? Transgressão? Minimização?)?Já há estudos sobre as presenças italiana, francesa e inglesa na obra de tal escritor, porém as referências à Cultura Clássica ainda não foram elucidadas, por isso, julgamos que esse trabalho trará grande contribuição para os estudos literários, em especial, aos estudos machadianos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTESINI, Cláudia de Fátima. Do clássico ao comezinho: intertextualidade e ironia em Papéis avulsos, de Machado de Assis. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.