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Observação versus relato de mães e professoras sobre competência social e comportamentos problemáticos em pré-escolares

Processo: 08/01790-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Talita Pereira Dias
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento   Pré-escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação por relato de pais e professores | habilidades sociais | observação direta de desempenho | Pré-escolares | Problemas de comportamento | Habilidades Sociais

Resumo

A literatura tem produzido evidências de que: (a) déficits em habilidades sociais constituem fator de risco para problemas de comportamento na infância: (b) a avaliação e intervenção precoces de tais problemas constituem um caminho para a sua prevenção ou superação; (c) há necessidade de um delineamento multimodal na avaliação desses aspectos, mas ainda são escassos os estudos desse tipo; (d) o desenvolvimento de estratégias e procedimentos para avaliar a correspondência entre dados de relato e de observação direta pode ser importante também para a assessoria a pais e educadores no manejo de contingências favoráveis ao desenvolvimento socioemocional. O presente estudo tem por objetivos: (1) caracterizar o repertório de habilidades sociais (HS) e problemas de comportamento (PC) em uma amostra de pré-escolares; (2) identificar pontos de convergência e divergência entre o repertório social avaliado por pais e professores e o desempenho observado em situação estruturada, para subgrupos de crianças que: (a) apresentam alto escore de HS e baixo de PC; (b) apresentam indicadores de PC internalizantes; (c) e externalizantes. Na primeira etapa, um grupo de 60 crianças será avaliado por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (validado no Brasil) e os dados serão tratados por meio de estatística descritiva e inferencial. Para a segunda etapa, serão estruturadas situações de observação direta dos itens mais valorizados por pais e professores e os desempenhos da criança gravados em vídeo e analisados por juízes previamente treinados e com aceitável índice de confiabilidade nos registros. A convergência ou divergência será objeto de análise descritiva dos comportamentos indicadores de habilidades sociais e de problemas de comportamento obtidos por relato e por observação.

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