Busca avançada
Ano de início
Entree

História da disciplina pedagogia nas escolas normais do estado de são paulo (1874-1959)

Processo: 07/08500-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Thabatha Aline Trevisan
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores   Pedagogia

Resumo

HISTÓRIA DA DISCIPLINA PEDAGOGIA NAS ESCOLAS NORMAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1874-1959)Visando a contribuir para a compreensão de importantes e ainda pouco explorados aspectos da história da educação no Brasil, em especial os referentes a formação de professores, disciplinas escolares e manuais de ensino, apresenta-se este projeto de pesquisa de doutorado, em continuidade às pesquisas desenvolvidas em nível de iniciação científica e de mestrado. O objetivo da pesquisa aqui proposta é compreender a história da Pedagogia como disciplina do currículo dos cursos de formação de professores das escolas normais do estado de São Paulo, entre 1874 e 1959, respectivamente datas mais antiga e mais recente dos programas de ensino dessa disciplina localizados até o momento. A abordagem proposta se fundamenta nas contribuições da "história cultural" e, para seu desenvolvimento, serão utilizados procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de bibliografia especializada. Dentre as fontes documentais, serão enfatizados programas de ensino da disciplina e manuais destinados a esse ensino; e, dentre essas fontes documentais, serão escolhidas as mais representativas em relação aos objetivos da pesquisa, as quais serão analisadas de acordo com o método de análise da configuração textual, que consiste em compreender o conjunto de aspectos inter-relacionados constitutivos de seu sentido. Até o momento, resultados parciais de pesquisa preliminar têm propiciado confirmar tanto a exeqüibilidade quanto a relevância do tema e objetivos deste projeto e suas contribuições para o campo de conhecimento em que se insere.Palavras-chave: Pedagogia; formação de professores; manuais de ensino; disciplinas escolares; história da educação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREVISAN, Thabatha Aline. História da disciplina Pedagogia nas Escolas Normais do Estado de São Paulo: (1874-1959). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.