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Dinâmica do sistema córtico-hipocampal durante o condicionamento contextual de medo

Processo: 07/08426-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Koichi Sameshima
Beneficiário:Ana Carolina Bione Kunicki
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56464-9 - Centro de Imagem em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, AP.CINAPCE.TEM
Assunto(s):Neurofisiologia   Conectividade cerebral   Córtex cerebral   Hipocampo   Giro do cíngulo   Ritmo Teta   Imuno-histoquímica   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coerência parcial direcionada | conectividade funcional | córtex cingulado anterior | Hipocampo | Ritmo teta | sincronia de fase | Neurofisiologia

Resumo

O ritmo teta é uma atividade de ondas lentas (4-12 Hz) presente na vigília atenta e no sono paradoxal. Em roedores e humanos, esta atividade tem sido relacionada a diversas funções cognitivas e comportamentais, incluindo emoção, atenção e integração sensitivo-motora. Durante a realização de tarefas que requerem processamento mnemônico, a frequência das ondas teta aumenta significativamente. Por outro lado, o bloqueio desta atividade diminui o desempenho em vários paradigmas de aprendizado. Diversas estruturas corticais e subcorticais apresentam disparos sincronizados em ritmo teta e, acredita-se que o sistema córtico-hipocampal exerça um importante papel na modulação do aprendizado aversivo. Desta forma, este projeto pretende esclarecer os mecanismos eletrofisiológicos e moleculares que modulam a atividade teta entre o Córtex Cingulado Anterior (CCA) e o hipocampo durante o aprendizado. Ratos Wistar machos serão implantados com microeletrodos construídos especificamente para o registro eletrofisiológico simultâneo de 64 canais igualmente distribuídos no CCA e hipocampo durante a realização de uma tarefa de Condicionamento Contextual de Medo (CCM). A análise imuno-histoquímica dos genes imediatos relacionados com aprendizado Arc (Activity-Regulated Cytoskeletal-associated), c-fos (FBJ osteosarcoma oncogene) e Egr1 (Early growth response), permitirá identificar áreas de ativação neuronal envolvidas na tarefa de aprendizado. O registro eletrofisiológico possibilitará inferir a dinâmica de interação funcional entre as áreas por meio das análises de coerência parcial direcionada e sincronia de fase, contribuindo na elucidação da dinâmica e fluxo de informação do ritmo teta bem como do seu significado funcional no CCA e hipocampo durante o aprendizado. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUNICKI, Ana Carolina Bione. Dinâmica do sistema córtico-hipocampal durante o condicionamento contextual de medo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

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