Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo bioanalítico via relação metabólico-proteômica de Vitis vinifera

Processo: 07/07752-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Karina Fraige Baraco
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Uva   Metabólitos secundários   Proteômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bionalítica | Espectrometria de massas | metabólitos secundários | proteômica | separações analítcas | uvas | Bionalítica

Resumo

A produção de uvas no Brasil tem apresentado uma tendência crescente, com certa estabilidade nos últimos dois anos. Em 2006, 38,32% das uvas produzidas no Brasil foram destinadas à elaboração de vinhos, sucos, destilados e outros derivados, evidenciando o crescimento do mercado de uvas para o consumo in natura, cuja produção expressiva se dá no estado de São Paulo. O Rio Grande do Sul é o principal produtor de uvas para processamento, representando em torno de 95% do total de uvas processadas no país. Existem inúmeras variedades de uvas para a elaboração de vinhos em diferentes regiões vinícolas no Brasil, e é importante diferenciá-las, já que a qualidade do vinho produzido depende de vários fatores, tais como clima, região, altitude, temperatura, conteúdo de água e nutrientes, exposição à luz, e quantidade de metabólitos secundários, o que depende do estágio de maturação dessas uvas. O objetivo deste trabalho é diferenciar variedades de uvas utilizadas para fabricação de vinhos, produzidas no estado do Rio Grande do Sul. Serão utilizados para essa finalidade compostos fenólicos e proteínas, que influem fortemente para a qualidade do vinho produzido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAIGE, KARINA; GONZALEZ-FERNANDEZ, RAQUEL; CARRILHO, EMANUEL; JORRIN-NOVO, JESUS V.. Metabolite and proteome changes during the ripening of Syrah and Cabernet Sauvignon grape varieties cultured in a nontraditional wine region in Brazil. JOURNAL OF PROTEOMICS, v. 113, p. 206-225, . (07/07752-7, 08/04050-4)
FRAIGE, MARINA; PEREIRA-FILHO, EDENIR R.; CARRILHO, EMANUEL. Fingerprinting of anthocyanins from grapes produced in Brazil using HPLC-DAD-MS and exploratory analysis by principal component analysis. Food Chemistry, v. 145, p. 395-403, . (07/07752-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARACO, Karina Fraige. Estudo comparativo do perfil metabolômico e proteômico de uvas (Vitis vinifera) durante o processo de maturação utilizando ferramentas bioanalíticas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.