Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do comportamento da pressão arterial em pacientes transplantados renais através de quatro métodos de mensuração

Processo: 07/06403-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Elias David-Neto
Beneficiário:Fabiana Agena
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Monitorização ambulatorial da pressão arterial   Transplante de rim

Resumo

O transplante renal é atualmente a terapia de escolha para muitos pacientes com insuficiência renal crônica terminal. A hipertensão contribui à elevada incidência de mortalidade por doenças cardiovasculares assim como nefropatia crônica do enxerto e função retardada do enxerto nos receptores de transplante renal. Deste modo, propomos a realização de um estudo de corte transversal, visando ampliar o conhecimento a respeito do comportamento da pressão arterial na população de pacientes transplantados na Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da FMUSP. Objetivos: Determinar o comportamento da pressão arterial nos pacientes transplantados renais por meio da utilização de quatro técnicas de mensuração: medida da pressão arterial de consultório convencional e padronizada, monitorização residencial da pressão arterial (MRPA), monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Material e métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado na população de pacientes transplantados renais acompanhados na Unidade de Transplante Renal do HCFMUSP. Serão realizadas medidas antropométricas, aplicação de questionário de risco cardiovascular e medidas de pressão arterial através da monitorização ambulatorial da pressão arterial, monitorização residencial da pressão arterial e medida de pressão padrão e convencional em consultório. Forma de análise de resultados: será utilizada o teste paramétrico t de Student para amostras independentes, na comparação de dados quantitativos, ou pelo teste não-paramétrico de Mann-Whitney. Para comparar proporções de dados qualitativos, será utilizado o teste do qui quadrado ou o teste exato de Fischer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGENA, Fabiana. Avaliação do comportamento da pressão arterial em pacientes transplantados renais através de três métodos de mensuração. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.