Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de genes da família SnRK relacionados ao acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar

Processo: 07/05797-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Helaine Carrer
Beneficiário:Frederico Almeida de Jesus
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Quinases   Fatores de transcrição   Expressão gênica   Transformação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acumulo de sacarose | cana-de-açúcar | expressão gênica | fatores de transcrição | Quinases | transformação genética | Transformação Genética de Plantas

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas cultivadas no Brasil. O cenário mundial encontra-se bastante favorável no que concerne à comercialização de seus principais derivados, o açúcar e o etanol, impulsionando o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro nacional. Para sustentar este crescimento, é necessário que haja melhoria, tanto das técnicas de cultivo, quanto das industriais; bem como o lançamento de novos clones mais produtivos através do melhoramento. Contudo, o melhoramento é um processo laborioso e depara-se com alguns problemas, como o genoma complexo da cana-de-açúcar e o longo período necessário à seleção de novos cultivares. A engenharia genética, através da transformação genética de plantas, surge como uma ferramenta útil ao melhoramento tradicional, permitindo o melhoramento dirigido desta espécie. O objetivo deste trabalho é silenciar genes que codificam proteínas da família SnKR: caneosmotic stress-activated protein kinase-1; caneosmotic stress-activated protein kinase-2 e cane SnRK1-2, visando acumular mais sacarose nos tecidos de cana-de-açúcar. Para silenciá-los, plantas de cana-de-açúcar serão transformadas através de biobalística, utilizando vetores construídos para silenciamento gênico por RNAi. Como alvo para os disparos, serão utilizados calos dos clones RB835089 e RB855156, a partir do estágio de subcultivo R3, cultivados em meio MS3. Após o bombardeio, os calos serão cultivados em meio seletivo e, as plantas que regenerarem sob essa condição, serão analisadas em nível molecular, confirmando seu estado transgênico. Por fim, estas plantas serão submetidas a análises bioquímicas, para avaliar possíveis alterações metabólicas decorrentes da inserção dos vetores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAMBARUSSI, EVANDRO VAGNER; MELOTTO-PASSARIN, DANILA MONTEWKA; GONZALEZ, SIMONE GUIDETTI; BRIGATI, JOICE BISSOLOTI; DE JESUS, FREDERICO ALMEIDA; BARBOSA, ANDRE LUIS; DRESSANO, KEIM; CARRER, HELAINE. In silico analysis of Simple Sequence Repeats from chloroplast genomes of Solanaceae species. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v. 9, n. 4, p. 344-352, . (07/05797-3, 06/59512-7, 05/58117-4, 07/05795-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Frederico Almeida de. Transformação genética de cana-de-açúcar com genes da aquaporina SspTIP1;1 e SspPIP1;4. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.