Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico de metabólitos secundários produzidos por micro-organismos endofíticos isolados de banana, Pêra e goiaba

Processo: 07/05787-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Edson Rodrigues Filho
Beneficiário:Lívia Soman de Medeiros
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Cromatografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antibiotico | bacteria | Cromatografia | Endofítico | Espectrometria de massas | Fruta | Química de microorganismos (Produtos Naturais)

Resumo

Microorganismos podem viver associados a diversas fontes vegetais sem causar sintomas aparentes de doenças. Em geral, nesses casos, esses microorganismos são denominados endofíticos em fase de mutualismo. Porém, esses mesmos microorganismos podem se tornar fitopatógenos quando o sistema imunológico da planta hospedeira não consegue controlar o seu desenvolvimento. Embora ainda sejam muito poucos os estudos dos aspectos bioquímicos nessas diferentes fases da associação microorganismo-planta, tem sido observado que o metabolismo do microorganismo pode estar ativo produzindo substâncias que se acumulam nos tecidos da hospedeira. Essas substâncias podem ter diversos efeitos nos seres humanos conforme o tipo/espécie de microorganismo produtor. O presente projeto de mestrado, proposto para a aluna Lívia Soman de Medeiros, visa o estudo da produção de metabólitos secundários por microorganismos endofíticos encontrados em banana (Musa paradisiaca), pêra (Pyrus sp) e goiaba (Psidium guajava). A literatura mostra alguns trabalhos com essas plantas. Porém esses estudos tratam de outros órgãos como folhas, raízes, etc, com uma preocupação mais agronômica. A presente proposta de trabalhos visa o estudo da microbiologia/química da parte comestível dos frutos. O nosso principal objetivo é isolar microorganismos endofíticos; verificar seu potencial de produção de metabólitos secundários em meios de cultura artificiais e meios contendo a própria polpa; investigar as propriedades antibióticas desses constituintes; e, por fim, detectar esses compostos nas frutas. Em trabalhos preliminares, uma amostragem da microbiota das frutas alvo do estudo já foi feita, bem como alguns estudos de cultivo e análise química já foram iniciados. O desenvolvimento do projeto prevê o uso intensivo de diversas técnicas cromatográficas, espectrometria de massas e espectroscopia de RMN. Esse aprimoramento em análises orgânicas, bem como a interpretação e contextualização dos resultados são as metas de formação esperadas para a etapa de mestrado proposta para a aluna Lívia S. de Medeiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)