Busca avançada
Ano de início
Entree

Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião - três matrizes da "música instrumental" brasileira

Processo: 06/06571-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Esdras Rodrigues Silva
Beneficiário:Almir Côrtes Barreto
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Frevo   Choro   Instrumentação (música)   Música popular   Baião   Improvisação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baião | Choro | Frevo | improvisação | música instrumental brasileira | música popular | Instrumentação Musical

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três matrizes que exerceram influência no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática". Fontes bibliográficas relacionadas a cada um dos gêneros serviram de base para a identificação de suas principais características, procedimentos musicais e contextualização sociocultural. A relação das matrizes com a "música instrumental" foi analisada a partir de composições selecionadas, por meio da transcrição de gravações e também através da execução de parte deste repertório. A reflexão sobre a aplicação prática deste material foi realizada principalmente através do estudo de procedimentos metodológicos desenvolvidos na jazz theory, utilizando como referencial teórico trabalhos publicados por autores como: Aebersold (1992), Baker (1989; 1994), Coker (1991), Crook (1991) e Levine (1995). Como complemento para este estudo, foram feitas pesquisas de campo envolvendo observação de aulas e realização de entrevistas semiestruturadas com professores, músicos e pesquisadores ligados às matrizes e à improvisação. A análise dos dados foi fundamentada tanto na reflexão teórica, quanto na experiência prática do pesquisador enquanto instrumentista e educador. Desta forma, foi possível obter um panorama do momento atual do ensino da música popular e apresentar outras ferramentas e possíveis abordagens, sugestões de exercícios e atividades para a prática da improvisação no âmbito do choro, do frevo e do baião. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para o estudo da improvisação na música popular brasileira, assim como apontar caminhos alternativos para a pesquisa na área de práticas interpretativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARRETO, Almir Côrtes. Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a música instrumental brasileira. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.