Bolsa 08/56182-1 - Cultura popular - BV FAPESP
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Entre a tradicao e a modernidade: estudo exploratorio das possibilidades educacionais do maracatu de baque virado em sao paulo

Processo: 08/56182-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Fischmann
Beneficiário:Débora Raquel Pena da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Popular | Educacao E Cultura Nordestina | Folguedo Popular | Maracatu De Baque Virado | Pluralidade Cultural | Racismo E Educacao

Resumo

O objetivo geral deste projeto pesquisa é analisar a presença do Maracatu de Baque Virado (MBV) como ferramenta educacional para o conhecimento das regionalidades nordestinas e de origens africanas por meio da vivência direta, visando trabalhar possibilidades de superação da discriminação e do preconceito relativos às populações nordestinas e negras em São Paulo. O problema em análise refere-se às possibilidades de composição de identidades individuais e coletivas na comunidade escolar, e a relação entre singularidades e pluralidade cultural na superação do preconceito e da discriminação entre grupos presentes na escola. Como trata de um folguedo popular brasileiro, com influências de matrizes religiosas, será também tratada a relação entre essa manifestação da cultura popular e a possibilidade de sua utilização como ferramenta educacional no contexto da escola pública, levando em conta o caráter laico do Estado brasileiro, bem como a origem social e cultural das pessoas envolvidas na manifestação e o público escolar a ser estudado em seu contato com o MBV. Para tanto; além do levantamento bibliográfico e documental, este projeto propõe-se a realizar estudo comparativo de dois casos que já utilizam como ferramenta educacional o MBV, de forma consolidada, sendo um em seu local de origem, Recife - PE, e outro em São Paulo. Como base para a construção da matriz a ser utilizada para análise comparativa, visando à compreensão do fenômeno educacional envolvido, este estudo comparativo utilizará como base a metodologia que perpassa a proposta de quatro blocos de conteúdo que se apresenta no documento Pluralidade Cultural, tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC - PCNs. (AU)

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