Busca avançada
Ano de início
Entree

A presença da História Antiga nos manuais didáticos de História da Primeira República e a construção identitária nacional

Processo: 08/58520-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 06 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Margarida Maria de Carvalho
Beneficiário:André Luiz Cruz Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga   Antiguidade Clássica   História de Roma   Roma Antiga   Primeira República (1889-1930)   Ideologia   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Antiga | Historia De Roma Antiga | Manuais Didaticos | Representacoes | Republica Velha

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa é analisar o uso da Antiguidade Clássica pela História nos manuais históricos didáticos e pedagógicos utilizados pela rede de ensino pública e privada durante a República Velha brasileira (1889-1930). Epistemologicamente, a História da Antiguidade rompe com os modelos descritivos e normativos usualmente aceitos pela historiografia nas últimas décadas e expande seus limites até a contemporaneidade, na tentativa de evidenciar a apropriação de elementos do Mundo Antigo, em especial aqueles vinculados à História Romana Antiga, para a construção de novas representações da memória nacional no Brasil nas primeiras décadas do século XX. A República Velha foi marcada pelo domínio político das oligarquias estaduais, principalmente daquelas diretamente vinculadas à produção e exportação do café (São Paulo e Rio de Janeiro). A educação das crianças e dos jovens passou a ser um dos novos desafios para o recém-instaurado regime republicano. Acreditamos que os Estudos Clássicos não cumpriram somente sua função pedagógica neste contexto. O conhecimento, via de regra, está direta e organicamente relacionado ao poder, seja para atender certos interesses dentro de suas respectivas formações sociais, seja para legitimar ideologicamente um determinado status que político. O conhecimento histórico, dessa forma, é criado em meio à essas demandas, interesses e pressões geradas pela sociedade real, geralmente calcadas em interesses materiais individuais e/ou coletivos, podendo ser reinventado para atender os interesses daqueles que procuram se beneficiar dessa reinterpretação histórica do passado. Dentro dessa abordagem, a Antiguidade Clássica e seus conteúdos serviram como fonte instrumentalizada de legitimação das novas instituições políticas vigentes durante a República Velha, sendo a proposta de esse projeto relacionar, de forma inédita, essa instrumentalização com a construção de novos ideários identitários nacionais que surgiram nesse período. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, André Luiz Cruz. A presença da história antiga nos compêndios didáticos de história da Primeira República e a construção identitária nacional. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.