Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfezamento do brócolis: identificação de fitoplasmas, insetos vetores e hospedeiros alternativos e análise epidemiológica da doença

Processo: 08/58450-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Ivan Paulo Bedendo
Beneficiário:Bárbara Eckstein
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Fitoplasmas

Resumo

Uma doença, de etiologia desconhecida até o ano passado, vem ocorrendo com alta incidência (70-100%) nos últimos cinco anos, causando sérias perdas em culturas de brócolis instaladas na região do cinturão verde da cidade de São Paulo. Estudos conduzidos no presente ano revelaram que fitoplasmas estão associados à doença. Além de redução na produtividade, a doença pode tornar as plantas inviáveis para a comercialização. Em decorrência do prejuízo econômico e da falta de conhecimento sobre estratégia de controle, agricultores chegam a abandonar a área de plantio ou a substituir o brócolis por outra hortaliça. Com a finalidade de aumentar os conhecimentos sobre a doença, o presente projeto de pesquisa visa: identificar os fitoplasmas associados às plantas doentes; analisar a distribuição espacial e temporal da doença no campo; determinar possíveis insetos vetores do agente patogênico, sua flutuação populacional e local de origem; e investigar prováveis espécies de plantas hospedeiras do patógeno e do vetor. Para isto, a técnica de PCR será usada para detecção de fitoplasmas, enquanto a análise de RFLP e o seqüenciamento de bases nucleotídicas do 16SrDNA serão empregados para a identificação molecular. A ocorrência de plantas doentes e sadias será avaliada no campo e os dados serão analisados através de modelos usados em estudos de epidemiologia. A identificação de vetor será conduzida através da detecção do patógeno nos tecidos de insetos coletados no campo e testes de transmissão, enquanto a flutuação da população será determinada através de coletas de insetos com rede de varredura em diversas épocas do ano. Resultados preliminares têm apontado perspectivas promissoras de se ampliar o entendimento sobre o assunto de pesquisa proposto, cujas informações a serem geradas poderão contribuir para um maior conhecimento sobre a doença, o patógeno e o seu vetor. Estas informações poderão servir de base para o desenvolvimento e aplicação de estratégias eficientes, visando o controle da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ECKSTEIN, B.; BARBOSA, J. C.; KREYCI, P. F.; ZANOL, K. M. R.; COELHO, L. B. N.; GONCALVES, A. C. S. M. L.; BRUNELLI, K. R.; LOPES, J. R. S.; BEDENDO, I. P. Identification of potential leafhoppers vectors of phytoplasmas (16SrIII group) associated with broccoli stunt disease in Brazil. AUSTRALASIAN PLANT PATHOLOGY, v. 43, n. 4, p. 459-463, JUL 2014. Citações Web of Science: 3.
ECKSTEIN, BARBARA; BARBOSA, JULIO CESAR; KREYCI, PATRICIA FABRETTI; CANALE, MARIA CRISTINA; BRUNELLI, KATIA REGIANE; BEDENDO, IVAN PAULO. Broccoli Stunt, a New Disease in Broccoli Plants Associated with Three Distinct Phytoplasma Groups in Brazil. JOURNAL OF PHYTOPATHOLOGY, v. 161, n. 6, p. 442-444, JUN 2013. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ECKSTEIN, Bárbara. Enfezamento do brócolis: identificação molecular de fitoplasmas, potenciais insetos vetores e hospedeiros alternativos, e análise epidemiológica da doença. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.