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Tutor automático inteligente para rastreamento de padrões durante a autoria e resolução de exercícios em softwares de geometria interativa

Processo: 10/06805-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Leônidas de Oliveira Brandão
Beneficiário:Danilo Leite Dalmon
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Informática na educação   Linhas de produtos de software   Tecnologias interativas   Tecnologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arcabouço de Aplicação | Informática na Educação | Linha de Produto de Software | módulos de aprendizagem interativa | Engenharia de Software

Resumo

Sistemas educacionais oferecem diversos benefícios para professores e alunos, como organização de conteúdo, correção de exercícios, personalização da aprendizagem, auxílio inteligente e interatividade. Apesar desses benefícios, desenvolver sistemas educacionais de qualidade é uma tarefa complexa e custosa. Isso ocorre devido à necessidade de gerenciar e manter uma equipe multidisciplinar que é responsável pela constante evolução do sistema e pela manutenção da qualidade do código e da qualidade pedagógica do produto desenvolvido. Este projeto está interessado na família de sistemas chamados Módulos de Aprendizagem Interativa (iMA) que tem como principal objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem através do oferecimento de diversas funcionalidades como a interatividade com conteúdo, e retroação (feedback) imediata a partir de avaliação automática. Atualmente, os desenvolvedores dos iMA enfrentam problemas durante sua criação e manutenção. Dessa forma, este projeto propõe a aplicação da técnica de Linha de Produto de Software (LPS) com o objetivo de melhorar e facilitar os processos de desenvolvimento e manutenção dessa família de sistemas. A LPS proposta consiste em métodos sistemáticos de criação de código além de um arcabouço de aplicação, que fornecerá uma arquitetura padrão e funcionalidades comuns e opcionais para a criação de sistemas iMA. Para verificar a contribuição desse projeto são previstos dois estudos de caso, a utilização do arcabouço para a refatoração dos iMA existentes iComb e iGeom. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DALMON, Danilo Leite. Uma linha de produto de software para módulos de aprendizagem interativa. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.

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