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Educação e emancipação: investigação do pensamento de István Mészáros e sua contribuição crítica a análise da educação

Processo: 08/57091-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rene Jose Trentin Silveira
Beneficiário:Caio Sgarbi Antunes
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Emancipação   Marxismo   Ontologias (organização da informação)

Resumo

István Mészáros é um autor pouco conhecido na pesquisa em Educação no Brasil. Sua produção acadêmica tem possibilitado significativa ampliação do conhecimento na filosofia e nas ciências sociais. Este projeto de pesquisa intenta aproximar do debate educacional a obra deste fecundo e original autor, suas principais categorias de análise e a potencialidade emancipatória de seu pensamento no que diz respeito à educação (entendida em seu sentindo amplo). Sob o sistema sociometabólico do capital, o ideal educativo capitalista está profundamente integrado à totalidade dos processos sociais reificados, e seu sistema formal de educação só pode funcionar tranqüilamente se estiver de acordo com a estrutura geral da sociedade em questão. Tendo em vista o importante papel da educação na construção de um projeto societal emancipatório, para além do capital, este projeto de pesquisa tem por questão central a contribuição de István Mészáros à pesquisa educacional, bem como a originalidade de seus conceitos para a compreensão da educação no amplo processo de transformação social. A realização desta pesquisa requererá um levantamento da obra de István Mészáros e sua articulação com a obra de autores marxistas específicos do campo da educação. Se considerarmos que uma Paidéia é a materialização educacional de um projeto filosófico e político, a formulação de uma Paidéia emancipatória estará necessariamente articulada a uma luta por uma organização societal radicalmente diferente, na qual a educação possa efetivamente consolidar o caminho para um desenvolvimento pleno dos seres humanos. (AU)

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