Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia e biogeografia do complexo croton pallidulus (euphorbiaceae) inferidas por sequencias de dna e marcadores aflp.

Processo: 08/56385-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Luiza Faria Salatino
Beneficiário:Vitor Junji Suzaki
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marcador molecular   Filogenia molecular   Euphorbiaceae   Croton
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Croton | Euphorbiaceae | Filogenia Molecular | Marcadores Moleculares

Resumo

Diversos novos táxons de Croton têm sido propostos para o Brasil desde a revisão de Müller (1873), geralmente em trabalhos esparsos, o que tem tornado ainda mais confusa a taxonomia do gênero, dificultando especialmente sua identificação. Croton abriga um elevado número de espécies, sendo freqüentes os problemas de delimitação específica, nomenclaturais e de polimorfismos, ocorrendo, portanto, dificuldades no reconhecimento dos táxons. Como até o momento o posicionamento das espécies brasileiras de Croton em suas seções baseia-se em caracteres morfológicos e/ou fitoquímicos, e que muitos trabalhos se restringem a uma flora regional, o presente trabalho tem por objetivo a verificação do posicionamento das espécies brasileiras no gênero, bem como nas seções, além de verificar relações entre elas. Outro objetivo do projeto é verificar se as seções constituem grupos monofiléticos. O projeto compreende o levantamento de informações moleculares, advindas do seqüenciamento de DNA nuclear e do cloroplasto. Serão seqüenciadas as regiões ITS (nuclear) e trnL-F (cloroplasto). Os DNAs serão extraídos de acordo com os protocolos tradicionais, bem como as amplificações. Inferências filogenéticas serão realizadas a partir das seqüências de DNA. Essas inferências serão realizadas através dos critérios de máxima parcimônia e probabilidades posteriores (análise bayesiana). A congruência das topologias obtidas com análises filogenéticas baseadas em seqüências de regiões de DNA individuais será avaliada por meio dos testes ILD e Templeton. Havendo indicação de congruência, as seqüências das duas regiões serão combinadas numa única matriz, com o objetivo de obtenção de filogenia mais robusta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUZAKI, Vitor Junji. Filogenia e biogeografia do complexo Croton pallidulus(Euphorbiaceae), inferidas por sequências de DNA e marcadores AFLP. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.