Busca avançada
Ano de início
Entree

Os contos de fadas e práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente

Processo: 08/56365-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Caroline Sanchez Massuia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Conto de fadas   Adaptação literária   Tradução   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptacao | Contos De Fadas | Preferencia Infantil | Traducao

Resumo

O presente projeto faz um estudo sobre os contos de fadas e a mudança que esses contos sofreram ao longo dos anos, relacionando também com a preferência infantil. O motivo da escolha dos contos de fadas é o fascínio que essas histórias provocaram em diversas gerações diferentes, e por serem conhecidos em muitos países espalhados pelo mundo. O que motiva o uso dos contos de fadas são suas contribuições para o desenvolvimento infantil, e a aceitação do público infantil. Também analiso as mudanças, pois estas modificaram demais as versões originais, que retratavam uma época com seus costumes e valores. O objetivo do projeto é verificar se as crianças de escolas públicas, de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental, estão tendo contato com os contos de fadas, analisando se conhecem as versões originais ou adaptadas. Para isso será realizada uma entrevista semi-estruturada, onde as crianças terão espaço para relatar quais são suas histórias preferidas, e contar como acontece essa história, assim poderei verificar se essa é próxima da versão original ou é muito adaptada. Depois das entrevistas com os alunos será realizada entrevistas com os professores, para verificar como eles trabalham os contos de fadas. Após as entrevistas apresentarei na sala uma versão adaptada e uma original de um mesmo conto para verificar a preferência infantil. Dessa forma ao analisar os resultados das entrevistas e da intervenção em sala de aula, será possível saber como os contos de fadas estão sendo tratados na escola, quais as histórias as crianças mais gostam e qual a versão preferida por elas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSUIA, Caroline Sanchez. Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.