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A comunicacao interna em departamentos jornalisticos: um estudo em emissoras de redes de televisao aberta sob o enfoque da gestao da informacao.

Processo: 08/56865-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Gobbi
Beneficiário:Ana Flávia Sípoli Cól
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão da informação   Jornalismo   Comunicação interna   Cultura organizacional

Resumo

Proposta de investigação da importância das condutas de gestão da informação na comunicação interna nos departamentos de jornalismo em emissoras regionais de televisão aberta brasileiras, baseado na hipótese de que tais condutas têm impacto sobre os produtos e serviços jornalísticos oferecidos aos telespectadores. De acordo com pesquisadores da área de comunicação organizacional e comunicação interna, essa última viabiliza, e é capaz de melhorar, a relação da organização com seus colaboradores. É imperioso considerar que o público interno é considerado porta-voz da organização de forma positiva ou negativa, dependendo de seu engajamento e confiança na credibilidade da empresa. Compõe também o chamado capital intelectual da organização, sendo, portanto, co-responsável pelos produtos e serviços oferecidos aos destinatários sob o enfoque da gestão da informação nos processos comunicacionais para o acesso e uso da informação, tanto quanto pelo relacionamento com os demais stakeholders. Além de colaborar com esse campo de estudos, a pesquisa ganha ainda mais relevância ao buscar investigar organizações e profissionais da área da comunicação e a maneira como lidam com o processo de comunicação interno no desempenho de suas funções diárias. Desse modo, intenta-se desenvolver uma pesquisa de campo em um dos veículos de mídia mais populares do país: a televisão aberta. Como recorte desse universo, propõe-se pesquisar os departamentos de jornalismo de emissoras de televisão aberta situados em Maringá (PR) (Redes Globo, Record e SBT) com o intuito de verificar as condutas e formas de gestão da informação utilizadas na comunicação interna, selecionados em razão dos produtos e serviços considerados de maior demanda regional, a fim de se identificar o seu impacto junto aos telespectadores. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CÓL, Ana Flávia Sípoli. A comunicação interna em departamentos jornalísticos : um estudo em emissoras de redes de televisão sob o enfoque da gestão da informação. 2010. 345 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru.

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