Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospeccao de genes envolvidos na sintese de biossurfactantes a partir de microbiota anaerobia de reservatorios de petroleo.

Processo: 08/52355-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Valeria Maia Merzel
Beneficiário:Bruna Martins Dellagnezze
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Biossurfactantes   Metagenômica   Petróleo   Hidrocarbonetos

Resumo

Embora muitos estudos tenham revelado a presença de comunidades de bactérias e arqueias fisiologicamente diversas em reservatórios de petróleo, incluindo bactérias e arqueias termofílicas (e hipertermofílicas), bactérias oxidantes de hidrocarbonetos, redutoras de sulfato, redutoras de ferro e manganês, arqueias metanogênicas e uma variedade de microrganismos fermentadores, vários pesquisadores têm atribuído à microbiota anaeróbia indígena a estes ambientes, o principal papel na degradação do petróleo. O objetivo da presente proposta é avaliar o potencial biossintético da microbiota anaeróbia presente em amostras de águas de formação de petróleo e óleos sob diferentes estágios de biodegradação, através da construção de uma biblioteca metagenômica de cultivo enriquecido em condições anaerobias, com subseqüente triagem visando a obtenção de clones, ou consórcios destes, que apresentem capacidade de produção de biossurfactantes. As atividades biossurfactantes dos clones obtidos serão caracterizadas através das taxas de produção de exopolímeros (EPS) e análises colorimétricas dos mesmos. A atividade bioemulsificante dos clones sobre o petróleo bruto será aplicada como critério de triagem para a seleção de microrganismos a serem investigados quanto à atividade biodegradadora de petróleo através de análises de CG e CG-EM. A bioprospecção genômica microbiana é uma estratégia inovadora na área de microbiologia do petróleo que poderá gerar tecnologia de grande impacto econômico para os setores de exploração e processamento de petróleo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASCONCELLOS, S. P.; DELLAGNEZZE, B. M.; WIELAND, A.; KLOCK, J. -H.; SANTOS NETO, E. V.; MARSAIOLI, A. J.; OLIVEIRA, V. M.; MICHAELIS, W.. The potential for hydrocarbon biodegradation and production of extracellular polymeric substances by aerobic bacteria isolated from a Brazilian petroleum reservoir. WORLD JOURNAL OF MICROBIOLOGY & BIOTECHNOLOGY, v. 27, n. 6, p. 1513-1518, . (08/52355-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.