Busca avançada
Ano de início
Entree

A competencia do diabetico para o autocuidado em um processo educativo interdisciplinar.

Processo: 08/52681-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Carla Regina de Souza Teixeira
Beneficiário:Camila Aparecida Pinheiro Landim
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Autocuidado

Resumo

Estudo descritivo, prospectivo e longitudinal, comparativo do tipo antes e depois, objetivando analisar a competência do diabético para o autocuidado antes e após a participação em um processo educativo interdisciplinar; caracterizar as pessoas diabéticas participantes do processo educativo, segundo variáveis sóciodemográficas - sexo, idade, estado civil, religião, escolaridade, renda familiar, ocupação; identificar a competência do diabético segundo a capacidade física, cognitiva, emocional e motivacional para o autocuidado antes e após a participação em um processo educativo interdisciplinar. Será realizado no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos (CEEAI), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Participarão do estudo pacientes adultos diabéticos tipo 1 e tipo 2, que serão chamados para o cadastro no CEEAI em 2009. Para tanto, os dados serão obtidos por meio da aplicação da Escala para Identificação da Competência do portador de Diabetes meilitus para o Autocuidado - ECDMA, desenvolvida por Nunes (1982), no período de agosto a dezembro de 2009, por meio de entrevista dirigida. Os dados coletados serão digitados e importados para o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences) for Windows módulo base e exact test versão 15.0, onde serão submetidos à análise estatística. O projeto está sendo encaminhado para a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANDIM, CAMILA A. P.; ZANETTI, MARIA L.; SANTOS, MANOEL A.; ANDRADE, THIAGO A. M.; TEIXEIRA, CARLA R. S. Self-care competence in the case of Brazilian patients with diabetes mellitus in a multiprofessional educational programme. JOURNAL OF CLINICAL NURSING, v. 20, n. 23-24, p. 3394-3403, DEC 2011. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LANDIM, Camila Aparecida Pinheiro. A competência de pessoas com diabetes mellitus para o autocuidado em um programa educativo multiprofissional. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.