Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de expressão gênica de fibroblastos associados ao câncer de mama submetidos ao tratamento com Vitamina D

Processo: 08/51750-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Mitzi Brentani
Beneficiário:Laura Tojeiro Campos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Fibroblastos   Vitamina D
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Mama | Cultura | Fibroblastos Tumorais | Microarray | Vitamina D

Resumo

Dentre todas as mortes por câncer na população feminina brasileira, o câncer de mama tem a maior taxa de incidência. A carcinogênse é um processo de múltiplos passos resultando em um "órgão complexo" denominado câncer, constituído não só por células cancerosas como também por um heterogêneo estroma tumoral. As células predominantes no estroma são os fibroblastos, que são células do tecido conjuntivo, principais responsáveis pela elaboração dos componentes desse tecido e indispensáveis para manter a homeostasia do tecido conjuntivo normal. No tumor, os fibroblastos constituem o tipo celular predominante apresentando-se na sua forma "ativada", denominada fibroblasto associado ao tumor (CAF). Estudos comprovam o envolvimento dos CAFs em inúmeras etapas da carcinogênese, porém a contribuição específica dessas células ainda é pouco compreendida. Estudos prospectívos demonstraram que as taxas de morte decorrente do câncer de mama tende a ser menor em áreas mais ensolaradas e em mulheres expostas regularmente à luz solar e com consumo de vitamina D (VD) acima da média, sugerindo assim que a VD pode proteger contra o câncer de mama. Porém pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação nas células tumorais e também nas células constituintes do estroma tumoral, como o fibroblasto. Considerando essas informações, esse trabalho tem por objetivo analisar o perfil de expressão gênica dos fibroblastos associados ao câncer de mama e submetidos ao tratamento com VD, pretendo assim compreender de forma ampla os eventos moleculares associados à interação entre VD e CAFs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILANI, CINTIA; HIRATA KATAYAMA, MARIA LUCIA; DE LYRA, EDUARDO CARNEIRO; WELSH, JOELLEN; CAMPOS, LAURA TOJEIRO; MITZI BRENTANI, M.; MACIEL, MARIA DO SOCORRO; ROELA, ROSIMEIRE APARECIDA; DEL VALLE, PAULO ROBERTO; GUEDES SAMPAIO GOES, JOAO CARLOS; et al. Transcriptional effects of 1,25 dihydroxyvitamin D-3 physiological and supra-physiological concentrations in breast cancer organotypic culture. BMC CANCER, v. 13, . (08/51750-1, 07/04799-2, 09/10088-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Laura Tojeiro. Perfil de expressão gênica de fibroblastos associados ao câncer de mama submetidos ao tratamento com vitamina D. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.