Busca avançada
Ano de início
Entree

Predicao de valores geneticos para caracteristicas de suinos com base em dados fenotipicos e moleculares por meio de modelos parametricos e semi-parametricos.

Processo: 07/59857-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Jeffrey Frederico Lui
Beneficiário:Davi Nogueira Maciel Alves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Seleção genômica

Resumo

São notáveis os avanços obtidos pelos programas de melhoramento de suínos e de outras espécies, pela seleção de animais baseando-se na Melhor Estimação Linear não Viesada (BLUP), no entanto, obter informações sobre o controle genético de características comercialmente importantes e utilizá-las como ferramenta auxiliar na seleção dos reprodutores pode aumentar os ganhos genéticos. O estudo de marcadores moleculares e sua associação com regiões cromossômicas com efeito sobre características quantitativas (QTL), é um exemplo de avanço neste campo de pesquisa. Por outro lado, o mapeamento de QTL está sujeito ao aparecimento de "falsos positivos" e ou "falsos negativos", o que compromete o sucesso da seleção assistida por marcadores (MAS). A seleção genômica surge como uma alternativa na utilização de dados moleculares e fenotípicos, baseando-se na estimativa simultânea dos efeitos de todos os seguimentos cromossômicos flanqueados por milhares de marcadores. Nos últimos anos diversas metodologias têm sido propostas para estimar os efeitos dos marcadores. Dessa maneira, este projeto tem por objetivo aplicar duas metodologias de seleção genômica, em características de suínos, verificando a eficiência de cada uma delas em relação à obtenção dos BLUP por meio da metodologia dos modelos mistos sob modelo animal, utilizando um banco de dados simulados para. Uma metodologia de seleção genômica será baseada em um modelo paramétrico no qual os efeitos dos segmentos cromossômicos são estimados por metodologias Bayesianas. A outra será por meio de modelo semi-paramétrico sendo os efeitos dos seguimentos estimados por meio do método do Espaço de Hilbert de Núcleo Reproduzível (Reproducing Kernel Hilbert Space-RKHS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)