Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao e analise dos conflitos em uma escola transformada em comunidades de aprendizagem.

Processo: 08/52210-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Celso Luiz Aparecido Conti
Beneficiário:Edneia Virgina Pinheiro
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sucesso escolar   Diversidade   Gestão democrática   Aprendizagem dialógica   Comunidades de aprendizagem

Resumo

Como parte integrante do Projeto Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola (FAPESP - processo no 07/52610-6), esta pesquisa tem por objetivo investigar o impacto do projeto Comunidade de Aprendizagem em uma unidade escolar (EMEB Dalila Galli), no que se refere aos conflitos lá existentes, destacando em especial os aspectos que facilitam e que dificultam a manifestação e resolução dos mesmos. Apoiado na metodologia comunicativa crítica e tendo como base teórica a aprendizagem dialógica, o trabalho terá como fonte principal os dados obtidos por meio de entrevistas em profundidade com gestores/as, professores/as, alunos/as e familiares, relatos comunicativos da vida cotidiana e observações comunicativas. Integrando o eixo Gestão Escolar, a pesquisa visa à construção de conhecimentos e ações que contribuam para a transformação do espaço escolar com vistas à gestão democrática. A proposta emana da necessidade do estudo dos processos desenvolvidos e impactos trazidos pelo projeto Comunidade de Aprendizagem às escolas de periferia urbana do município de São Carlos, de forma a buscar o aprimoramento necessário para que este cumpra seus objetivos de aprendizagem escolar máxima para todos, participação da comunidade de entorno e convivência na diversidade como fator positivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)