Busca avançada
Ano de início
Entree

Quatro engenheiros e a configuração espacial da região central de Campinas e do bairro Cambuí entre as décadas de 1930 e 1950

Processo: 08/51221-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Mário Henrique Simão D'Agostino
Beneficiário:Silvia Amaral Palazzi Zakia
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna   Arquitetura neocolonial   Campinas (SP)   Engenheiros   Construção civil

Resumo

Estudo de caráter inédito sobre a produção arquitetônica realizada em Campinas, por grupo restrito de engenheiros mais atuantes no setor da construção civil, no período compreendido entre as décadas de 1930 e 1950. São eles: Lix da Cunha, Hoche Néger Segurado, Mário de Camargo Penteado e Sebastião Bueno Mendes. O período analisado coincide com o momento de regulamentação profissional do arquiteto e de delimitação liberal do campo de atuação, é o momento de conquista do mercado de trabalho por parte dos profissionais diplomados. No âmbito local, o período estudado coincide com a implementação do projeto de modernização do espaço urbano de Campinas, denominado Plano de Melhoramentos Urbanos desenvolvido pelo urbanista Prestes Maia e de aprovação do novo Código de Obras que passa a estabelecer novas diretrizes para a construção de edificações na cidade. O trabalho pretende focalizar a obra desses engenheiros que contribuíram para a nova conformação espacial da região central e do bairro residencial Cambuí, lócus privilegiado da burguesia. As características dessa arquitetura realizada por esses engenheiros está vinculada a atitudes consideradas ecléticas, por conta disso têm sido pouco valorizada pela historiografia da arquitetura, em detrimento da arquitetura moderna oficialmente reconhecida. O trabalho tem a pretensão de contribuir para o preenchimento de lacunas na historiografia da arquitetura local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAKIA, Silvia Amaral Palazzi. Construção, arquitetura e configuração urbana de Campinas nas décadas de 1930 e 1940: o papel de quatro engenheiros modernos. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.