Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino aprendizagem da danca flamenca a luz da psicanalise.

Processo: 08/51108-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Cássia Navas Alves de Castro
Beneficiário:Cristina Santaella Braga da Hora
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Corpo   Psicanálise

Resumo

A transferência é um conceito central na psicanálise. Entende-se por transferência nesse campo, experiências psíquicas prévias que são revividas, não como algo passado, mas como um vínculo atual com a pessoa do médico. Embora seja um conceito forjado nos limites da clínica, a experiência tato com a psicanálise quanto com o ensino da dança nos leva a crer que o fenômeno da transferência ocorre em outras situações distintas da clínica, especialmente nas situações de ensino e aprendizagem, em que o professor, ocupando a posição de modelo, desperta no aluno o desejo de aproximação desse modelo, para superá-lo, dele se aproximar ou ainda desistir do trabalho corporal. Transpondo assim, o conceito de transferência para a área do ensino da dança, o foco central, gerador desta pesquisa está vinculado à questão de como manejar a transferência que se dá nas relações estabelecidas entre professor-aluno e entre grupos de alunos nas aulas de dança. Dependendo do tipo de relação transferencial desenvolvida em aula, o processo de ensino, apreensão e domínio do trabalho corporal individual e grupal pode se dar de maneiras diversas, levando até mesmo a desistência do aluno e dissolução de grupos no processo em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)