Busca avançada
Ano de início
Entree

O naturismo e os paradoxos da identidade na sociedade contemporânea

Processo: 08/51047-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Mariza Corrêa
Beneficiário:Eduardo Carrascosa de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13691-0 - Gênero, corporalidades, AP.TEM
Assunto(s):Identidade (psicologia)   Identidade social   Nudez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genero | Identidade | Naturismo

Resumo

O naturismo - prática em que um grupo de pessoas pensa a natureza humana como ligada à nudez do corpo em espaços públicos - se organiza no Brasil como movimento pela recuperação da "essência" humana, perdida a partir do advento da modernidade. Nesta pesquisa, são discutidos os aspectos centrais que sustentam tal perspectiva, cada um deles contrapondo-se a características do processo de construção de identidades. O naturismo pode ser interpretado como um fenômeno derivado de uma sociedade que, por um lado, cultua o corpo e o poder da sua imagem e, por outro, atribui ao lazer uma função decisiva na promoção de uma ação social ligada a preceitos morais. Como o corpo humano serve de símbolo de pertencimento, investigam-se as dimensões "interessadas" e "desinteressadas" das relações em grupos naturistas, tendo sempre em vista a contraposição à ênfase que os grupos naturistas colocam na "pureza" e o "igualitarismo" dos corpos nus. Utilizando a Associação Naturista de Abricó (A.N.A.) do município do Rio de Janeiro (RJ) como objeto de pesquisa, busca-se identificar se estes aspectos também podem ser vistos como discursos internos às relações de poder que se estabelecem no interior desta comunidade. Tendo a hierarquia de gênero e a dominação masculina como indicadores, a pesquisa baseia sua investigação na problematização do paradoxo que se inscreve na "vergonha/orgulho" da nudez. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Eduardo Carrascosa de. O naturismo e os paradoxos da identidade na sociedade contemporânea. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.