Bolsa 08/51032-1 - Meios de comunicação, Mídia publicitária - BV FAPESP
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Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sócias na contemporaneidade

Processo: 08/51032-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Tarcyanie Cajueiro Santos
Beneficiário:Tarcyanie Cajueiro Santos
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/57959-7 - Comunicação, consumo e novas subjetividades: um estudo sobre as práticas mediáticas, culturais e sociais na contemporaneidade, AP.JP
Assunto(s):Meios de comunicação   Mídia publicitária   Marketing   Sociedade de consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Consumo | Media | Publicidade E Marketing | Sociedades De Controle

Resumo

A passagem da sociedade disciplinar para uma sociedade de contrate ocorre com a proeminência cada vez maior do consumo, que se tornou um dos principais lócus de constituição das subjetividades contemporâneas. Auxiliado pelos media e pela publicidade, o consumo acabou se constituindo como uma cultura, que fomenta hábitos e estilos de vida. Este projeto propõe analisar as transformações comunicacionais e sociais, assim como os impactos subjetivos relacionados à sociedade estruturada pelo consumo e pelos media, no contexto em que as imagens das mercadorias não apenas se tornam acessíveis a toda uma população como também são investidas de um forte componente simbólico e mediático. Procuraremos perceber o comportamento do consumidor contemporâneo a partir de uma perspectiva histórica, sociológica e comunicacional, elegendo a publicidade em sua imbricação com os media como um dos principais promotores desta cultura. Para tanto, também analisaremos as modificações na publicidade e no marketing, procurando perceber as representações do consumo por ela elaboradas e a mudança nos valores em que os produtos se apoiam. Pois elas elucidam a lógica da produção das mensagens voltadas às práticas de consumo nas sociedades globalizadas, comunicacionais e informacionais. (AU)

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