Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca por similaridade em espacos metricos utilizando tecnicas de agrupamento de dados.

Processo: 08/50837-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ricardo da Silva Torres
Beneficiário:Jurandy Gomes de Almeida Junior
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espaços métricos   Estruturas de dados   Banco de dados

Resumo

A técnica mais utilizada para acelerar uma busca em um banco de dados (BD) consiste no uso dos métodos de acesso (MAs). A aplicação de um MA está diretamente vinculada ao domínio dos dados. Em domínios nos quais os objetos de dados são complexos, a única informação disponível são as relações de similaridade entre pares de objetos. Esses domínios requerem o uso dos métodos de acesso métricos (MAMs). Em geral, esses métodos decompõem o espaço em regiões através da escolha de objetos representativos e do agrupamento de outros objetos ao seu redor, característica comum às técnicas de agrupamento de dados. Assim, os dados são organizados em uma estrutura hierárquica chamada de árvore métrica. Essas estruturas são normalmente mantidas balanceadas, reduzindo a sua altura. Entretanto, é difícil manter esse balanceamento sem a existência de sobreposição entre os nós que cobrem regiões de alta densidade de objetos, fazendo com que essas árvores sejam percorridas tanto em largura quanto em profundidade quando uma consulta é processada. Em trabalho de mestrado, o candidato desenvolveu uma técnica de agrupamento denominada DAH-Cluster. Experimentos mostraram que essa técnica pode reduzir em 10 vezes ou mais o número de operações necessárias para realizar uma busca em um BD quando comparada a outras técnicas de agrupamento conhecidas. O objetivo deste projeto é estender o DAH-Cluster para criar um MAM. A motivação dessa extensão se deve ao fato de que o balanceamento dessas estruturas normalmente diminui o custo de acesso em profundidade, mas não controla o acesso em largura em regiões com sobreposição, um problema que pode ser resolvido através do DAH-Cluster. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, JURANDY; LEITE, NEUCIMAR J.; TORRES, RICARDO DA S.. VISON: Video Summarization for ONline applications. PATTERN RECOGNITION LETTERS, v. 33, n. 4, SI, p. 397-409, . (09/18438-7, 07/52015-0, 08/50837-6)
ALMEIDA, JURANDY; LEITE, NEUCIMAR J.; TORRES, RICARDO DA S.. Online video summarization on compressed domain. JOURNAL OF VISUAL COMMUNICATION AND IMAGE REPRESENTATION, v. 24, n. 6, SI, p. 729-738, . (09/18438-7, 07/52015-0, 08/50837-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Jurandy Gomes de Almeida. Recuperação de vídeos comprimidos por conteúdo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.